CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, julho 22, 2020

CARTA DE ORÍGENES MARTINS

Professores do Seminário: padres Ruas, Normando,
Juarez e o Dr. André Araújo e Orígenes Martins (1959)



Transcrevo a carta que recebi do professor Orígenes Martins, com a qual me agradecia o trabalho que executo em prol do saudoso padre-poeta L. Ruas. Ruas esteve em parceria com o Orígenes desde a refundação do Seminário São José, em Manaus, em março de 1943. Seguiram lado a lado até o curso de Filosofia no Seminário da Prainha, em Fortaleza.

Foi aí que Orígenes desistiu do caminho ao sacerdócio. Ruas seguiu em frente, passando pelo Seminário de Rio Comprido, no Rio. Voltaram a se encontrar em Manaus, quando, em 1954, Ruas recebeu o óleo sacerdotal e Orígenes nos deu o Instituto Christus, depois CIEC e o Ciesa.

Quando padre Ruas sofreu um extenso AVC, em 1992, foi Orígenes que se empenhou na recuperação do amigo-irmão. A luta terminou em 2000, com o falecimento de Ruas. Por influência de Orígenes, que fora secretário de Educação (1991-92), o governo crismou com o nome do amigo uma Escola Estadual no bairro do Zumbi.

Conversei algumas vezes com o professor Orígenes, quando me dediquei a escrever uma ligeira biografia de L. Ruas. E sempre que publicava algum livro com material do padre, entregava-lhe um exemplar. Orígenes Martins faleceu em 2016.

Este foi em resumo a motivação da carta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário