CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, julho 26, 2020

NOTAS HISTÓRICAS AMAZONENSES

São anotações recolhidas em pesquisas, destinadas a consolidar um trabalho sobre as efemérides do Estado.

25 de julho
Antiga sede da Faculdade de Direito
1923 – Nasce no distrito de Vizeu, Portugal, o empresário Adelino Pereira, casado com Adelaide Domingues Pereira da Silva. Concluiu o ensino médio e prestou o serviço militar ainda em Portugal. Já no Brasil, administrou uma granja em Petrópolis (RJ) e, em Manaus, fundou com os irmãos – Aureliano e Fernando, a firma Nogueira & Cia, dona da Padaria Victoria; posteriormente a empresa S. Monteiro & Cia, onde alcançou a direção maior, até a extinção dela. Foi presidente do Clube dos Diretores Lojistas.
1972 – Inauguração da sede do Grêmio Beneficente dos Oficiais do Exército (GBOEx), situada no edifício Cidade de Manaus, existente na avenida Eduardo Ribeiro com a rua Saldanha Marinho. Esteve presente, o coronel Gaspar Albite Chuy, presidente da associação em Porto Alegre (RS).

 26 de julho
1869 – Instalado o Asilo de Nossa Senhora da Conceição, instituído pelo padre José Manoel dos Santos Pereira, vigário geral da Província, destinado ao ensino e educação das meninas.
1876 – Toma posse na presidência da província do Amazonas, Domingos Jacy Monteiro.
1969 – Falece em Manaus (AM), sendo sepultado no cemitério São João Batista, Ruy Araújo, bacharel pela Faculdade de Direito do Amazonas, destacado político do Estado, que foi Interventor Federal e deputado estadual. Era irmão de André Vidal de Araújo, de importante sucesso no Estado. Ambos nascidos em Pernambuco.

27 de julho
1890 – Fundação, em Manaus (AM), do Partido Democrático, reunindo figuras como o senador Manoel Francisco Machado, Deodato Gomes da Fonseca, Públio Bittencourt, Silvério Nery, Amancio Fernandes e Ferreira Pena, sob a direção dos irmãos Guilherme e Emílio Moreira.
1891 – Promulgada pelo Congresso Amazonense a Constituição Estadual. Na ocasião, o Poder Legislativo tomou a denominação de Congresso Legislativo do Amazonas. E foi mantido governador, a Eduardo Gonçalves Ribeiro, para o período 1892/96.
1917 – A Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Amazonas obtém autonomia didática.
1991 – Assume a direção da Faculdade de Direito do Amazonas, o saudoso dr. João dos Santos Pereira Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário