CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, julho 20, 2020

PALÁCIO "RUI BARBOSA"

De certo, a cidade de Manaus possui meia duzia de palácios, mas não se tem notícias deste homenageando ao eminente jurista baiano. Seguinte: quando do governo de Arthur Reis (1964-67), este promoveu um movimento tentando prover o Poder Legislativo de sua sede. O arquiteto Severiano Porto foi encarregado de idealizar a construção, e assim procedeu. 
Arthur Reis

As demais informações foram compartilhas de O Jornal (27 janeiro 1965). A foto é péssima, por dificuldades do periódico de antanho, e não consegui situar o local, apesar da indicação que seria construído na av. Getúlio Vargas com fundos na rua Joaquim Nabuco. 
Lembro que a Assembleia Legislativa vinha ocupando espaços de outros departamentos; creio que na época estivesse instalada no IEA, antes de chegar ao endereço da Praça Dom Pedro II, atual Centro Cultural Palácio Rio Branco.


A foto mostra o esboço da fachada da futura sede do Poder Legislativo, cuja frente será na avenida Getúlio Vargas. O próximo Palácio “Rui Barbosa” dará melhores condições aos parlamentares, aos funcionários, à imprensa e ao público. Ontem, o arquiteto Severiano Porto mostrou aos deputados o esboço do projeto, dando as necessárias explicações. O projeto é arrojado; o preço, ainda mais, variando de um bilhão a um bilhão e meio de cruzeiros.






Manhã de ontem, na Assembleia Legislativa, presentes o deputado Francisco Cavalcante de Oliveira (presidente) e vários parlamentares, foi mostrado pelo engenheiro-arquiteto Severiano Mário Porto, o esboço do projeto do futuro Palácio Rui Barbosa, que será construído em terreno já desapropriado pelo Governo do Estado, entre a avenida Getúlio Vargas e a [rua] Joaquim Nabuco.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O esboço do projeto apresentado pelo arquiteto Severiano Porto, dá uma ideia da suntuosa obra que será a sede do Poder Legislativo, que terá seis pavimentos, com ar condicionado, elevadores para o público e exclusivo dos deputados e funcionários legislativos, local de estacionamento de carros no subsolo, varandas, auditório, salas de reuniões etc.
O plenário ficará no térreo, circundado pelas galerias que, devido a posição em forma de rampa, ocuparão a altura de três pavimentos. Circulando a galeria funcionarão os serviços de secretaria, imprensa, salas de reuniões das comissões (que terão local apropriado para o público) etc. Os dois últimos pavimentos serão ocupados pelo auditório, na mesma forma das galerias, ambos com capacidade normal para trezentas pessoas, sentadas. O plenário poderá abrigar 48 deputados.

ARQUITETO PRESTA INFORMAÇÕES
O arquiteto Severiano Porto ao mostrar o esboço do projeto deu amplas explicações aos deputados, acentuando que ele poderá sofrer alterações, inclusive para a facilidade de sua construção. Todos os detalhes foram explicados e de todas as dependências o dr. Severiano Porto mostrou os croquis.

CONCORRÊNCIA PÚBLICA PARA CONSTRUÇÃO
Dentro de dois meses o arquiteto Severiano Porto estará em Manaus, com o projeto pronto, acompanhado de todas as exigências para a sua construção, que será fiscalizada, provavelmente, pelo citado profissional. O Governo do Estado, então, abrirá concorrência pública para escolha da firma construtora que melhor condições apresentar dentro das exigências a serem feitas.

CUSTARÁ MAIS DE UM BILHÃO

Respondendo a uma pergunta da reportagem, o dr. Severiano Porto respondeu que a construção da sede do Poder Legislativo deverá custar ao Estado cerca de um bilhão a um bilhão e meio de cruzeiros, conforme a época de sua construção. Acredita que o material necessário, especialmente cimento e ferro, sejam adquiridos nas fontes de produção, não apenas pela questão do preço, mas ainda para que a mesma não sofra solução de continuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário