CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, abril 30, 2020

SE MEU FUSCA RODASSE...


Após 40 dias de rigoroso retiro sanitário, o casal em casa completou a montagem de novo Fusca. Acabada, restou uma pintura bem psicodélica.

Você verá. Comprei-o na abertura do confinamento, e o vendedor mandou-me entregar desmontado em 3000 (isso mesmo, três mil) peças.

Fusca em tela de 1,21x0,78
A magnitude do trabalho exigia bastante mão-de-obra, para isso convoquei a chefia da mecânica que, após aprontarmos a oficina compatível, ordenou o início ao trabalho. Experiência com esse tipo de batente a oficina já possuía, afinal já efetuou algumas montagens. Todavia, essa foi a primeira vez de encarar um automóvel.

O primeiro dia serviu para organizar as laterais do quadro, delimitando o espaço e o local de cada peça. Em seguida, foram separados os componentes por função e cores, atento às instruções do fabricante.
Assim, a construção avançou, em trabalho sem pressa, pois se entendia que a restrição deveria ser maior que o previsto. Havia também outros encargos. Outras obrigações. E as dificuldades costumeiras emperravam a montagem. Ao final de duas semanas, findou-se a armação externa. Faltava a parte interna. E mais os acessórios e decalques.

Lembramos o primeiro mês de confinamento contemplando a reconstrução do Fusca. A dupla montadora confessa que pensou em desistir, diante das dificuldades enfrentadas e, mais que isso, das etapas a vencer. E teve que trabalhar apenas de dia para aproveitar a luz solar, pois a iluminação noturna distorcia as cores das peças. Todavia, o casal, ao superar a implantação de duas mil peças, observou o panorama mudar, para melhor.

Veio então, com a aplicação dos últimos retoques e com a pintura se consolidando, foi o momento de acelerar. Começamos a discutir onde expor nosso Fusca, pois não haverá brevemente exposição de automóveis. Vamos transferir alguns outros quadros, a fim de escolher o melhor ponto de exposição. 

Aos quarenta dias, a dona da oficina fixou a última peça. Alegria deste lado, de outro, ainda teríamos que aguardar em casa o final das medidas de restrições.








Um comentário: