CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, abril 12, 2020

ANÍSIO MELLO E A AMAP


Anísio Mello
Ainda em homenagem ao Anísio Mello, que completou dez anos de falecimento. Foi ele quem estimulou aos artistas locais na criação da AMAP (Associação em Manaus dos Artistas Plásticos), tanto que foi escolhido seu primeiro presidente. Depois veio o Cagi, com quem conversei repetidas vezes quando a sede esteve localizada no Edifício Rio Mar. 
Ontem recebi um texto da amiga da net Mel Kenia contando dos primeiros movimentos desta agremiação. Do ramo, artista plástica, esteve presente. Seu depoimento serve, além de registrar a atuação do Anísio Mello, como subsídio para a história.
Obrigado, amiga.

 
Estudo para o liceu
Ester Mello
Bom dia. Em 1984, eu havia feito minha primeira exposição em uma escola do Estado. Em seguida fui expor em um bar livraria onde hoje é a Casa das Artes, no Largo S. Sebastião. Um conhecido de Rondônia levou Anísio Melo para dar uma "olhada" em meus trabalhos. Ali nos conhecemos. Vou pular a parte sobre a exposição e o que se deu depois.

Passei a frequentar a casa de Anísio diariamente, pois estava fazendo umas aulas de desenho de anatomia. Entre as baforadas de seu cachimbo, um cálice de pinga com limão antes do peixe e 1 copo de cerveja, Anísio pensou em falar com seus amigos para se unirem e fundarem associação dos artistas plásticos. Assim nasceu a AMAP [Associação Manauense de Artistas Plásticos].

U.[Urdapileta] Sanches, Monique, Eliberto Barroncas, Bjarne [Furtado], o Paula (não me lembro o primeiro nome), Edgar Alecrim e outros que não lembro no momento. Em assembleia foi decidido que Anísio seria o presidente, já que idealizara o projeto. As reuniões iniciais eram nas quartas das 19 às 20h; se não me engano, depois passou a ser nas sextas e de lá alguns iam até a praça da Saudade tomar uma cerveja com o pessoal do Clube da Madrugada. Geralmente só eu ia.
A AMAP teve sua primeira exposição em época de carnaval. O tema "carnaval" foi escolhido em uma reunião. A exposição foi feita no tal bar da praça da Saudade. Os quadros foram expostos no alto das paredes para que não fossem alcançados pelas mãos, evitando assim qualquer dano.

O bar na época era de seu amigo, [Ernesto] Penafor[t] (não sei se escreve assim). Anísio nutria amizade razoável com o Penafort, frequentando sua casa em aniversários, onde fui levada umas duas ou três vezes.

Ali, naquele bar, naquela esquina da praça da Saudade com a Epaminondas, nasceu a primeira associação dos artistas plásticos do Amazonas. 

Mário Silva, aluno de Anísio Mello, agradece ao mestre


Nenhum comentário:

Postar um comentário