CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, abril 04, 2020

PMAM: 183 ANOS


Hoje, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) completa 183 anos de existência, sem poder festejar largamente devido seu empenho no combate ao coronavírus. Não faltará chance durante o ano, de certo.

Para assinalar esta efeméride, reproduzo um mapa de seu efetivo, incluso em Relatório datado de 1878, estando sob o comando do major reformado do Exército Silvério José Nery. Para suprimir qualquer dúvida, esclareço que se trata do genitor dos Nery (Silvério, Constantino, Marcio, Abílio e mais outro tanto de Nery). Mas, porque somente em 1878 se conhece com detalhes o efetivo da corporação, se ela nasceu em 1837?  

Extrato do Relatório, com data e destinatário

Parte final do Relatório
Seguinte: a PMAM possui duas certidões de nascimento. A primeira assinala que ela foi criada em 3 maio 1876. Durante quase um século essa data serviu para o festejo de seu natalício; foi esta que alcancei ao ingressar no quartel da Praça da Polícia (1966). Às vésperas do centenário, o estudo do saudoso mestre Mário Ypiranga Monteiro – Síntese histórica da Polícia Militar do Amazonas (1972) impôs a segunda certidão, "expedida" em 3 abril 1837, que passou a ser cultuada, tal como aqui registro.

Esse centenário mapa indica que a Guarda Policial do Amazonas (denominação primitiva da PMAM) poderia dispor de até 99 policiais, porém, a capital da província do Amazonas era policiada por 53, pois faltavam para completar o efetivo 46 (a maioria soldados) policiais. Já nessa oportunidade, havia uma ojeriza em ingressar na Força Estadual. Os motivos são variados, e serão expostos em breve, completando estas notas para a história da Polícia Militar do Amazonas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário