CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, fevereiro 26, 2020

SUFRAMA: 53 ANOS

Logomarca da entidade 

São 53 anos de criação, em 28 de fevereiro. 
Adiantando-me à festa da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), compartilho uma publicação circulada por ocasião do 3º ano de existência. As fotos não oferecem qualquer qualidade, funcionava o conhecido P&B. O texto do Jornal do Commercio (28 fevereiro 1970), porém, nos conta da expansão comercial, com as ruas centrais tomadas de comércios de importados de todas as grandezas. Comércio estimulava o turismo de compra. Desse modo, Manaus fervilhava de visitantes.

O quartel da Polícia Militar, da qual sou reformado, servia de agência de intercâmbio com as demais congêneres, pois os cursos profissionais de oficiais efetuavam uma “viagem de estudos” a Manaus. Era uma delegação na pisada de outra.

Foi-se o comércio, porém, estabeleceu-se o polo industrial. Apesar das implicâncias, de malquerer das autoridades centrais, a ZFM segue em frente e tem mantido em boas condições o desenvolvimento do Amazonas. Os muitos que se arvoram a “padrinhos” desse empreendimento, devem reconhecer que seu sucesso adveio da ação do Governo Militar (1964-1985).

Zona Franca, em três anos

Publicação do Jornal do Commercio, em 28 fev. 1970

Primeiro veio o comércio intenso, com o sensível barateamento do custo dos gêneros alimentícios e das roupas, com a importação dos mais variados tipos de artigos eletrodomésticos, com a transformação de Manaus em centro de grande interesse turístico e com a abertura de milhares de novas oportunidades de empregos, fazendo aumentar a renda “per capita” do amazonense e mudando seus padrões de vida. Posteriormente, começou o trabalho de implantação do Distrito Industrial, tarefa grandiosa que está para ser constituída e que permitirá a instalação das grandes indústrias que farão o verdadeiro desenvolvimento econômico da região.
Criada, em 28 de fevereiro de 1967, pelo então presidente Castelo Branco, a Zona Franca de Manaus teve seus benefícios estendidos às demais unidades da Amazônia Ocidental pelo marechal Costa e Silva. O governo do Presidente Garrastazu Médici continua a prestigiá-la e, ao atingir o seu terceiro aniversário de existência, ela já pode ser considerada irreversível.
Subordinada ao Ministério do Interior, teve no ministro Albuquerque Lima seu grande defensor, comportamento que também é creditado ao ministro Costa Cavalcante que tem mostrado reconhecer sua grande importância para a integração desta área ao todo brasileiro. Comandando-a desde o início, o cel. Floriano Pacheco tem atuado como um autêntico amazonense, marcando seu trabalho com o entusiasmo de quem deseja realmente ver desenvolvida a Amazônia Ocidental.


Publicação do Jornal do Commercio, em 28 fev. 1970
Comemorando o terceir0 aniversário do Decreto-Lei n° 288, com o qual, em 28 de fevereiro de 1967, o então presidente Castelo Branco reestruturou a Zona Franca e deu à região o instrumento mais válido de seu desenvolvimento —, a SUFRAMA cumprirá no dia de hoje um significativo programa.

MISSA
A comemoração se iniciará as 8 horas, quando, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, será celebrada uma solene missa, à qual comparecerão as autoridades e o público.

CERIMÔNIA 
O programa alusivo ao aniversário da ZFM prosseguirá às 10 horas, com uma solenidade na sede da SUFRAMA (av. Eduardo Ribeiro, em frente ao Ideal Clube). Na ocasião, depois de hasteada a Bandeira Nacional, o superintendente Floriano Pacheco fará um pronunciamento a propósito da data, historiando o trabalho que a Superintendência da Zona Franca de Manaus tem desenvolvido, ao longo de três anos, para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Decreto-Lei 288.
Após a fala do coronel [EB] Floriano Pacheco, serão entregues os prêmios conquistados pelos vencedores dos concursos que a SUFRAMA instituiu a propósito do aniversário que hoje se comemora.

JANTAR
À noite, a partir das 20,30 horas, no Acácia Clube, todos os servidores de Superintendência da Zona Franca se reunirão num jantar de confraternização, a ser presidido pelo coronel Floriano Pacheco.
Durante o jantar, será feita a entrega de faixas de campeões aos integrantes da equipe do Suframa Esporte Clube que, no ano passado, venceu o certame de futebol da Segunda Divisão de Amadores.

Um comentário:

  1. Por ocasião dos 52 anos, a marca da Suframa sofreu uma pequena alteração. A nova marca pode ser vista neste link:

    https://site.suframa.gov.br/assuntos/publicacoes/marcas

    ResponderExcluir