CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, fevereiro 20, 2020

FREI FULGÊNCIO E O CORAL JOÃO GOMES JR.

Frei Fulgêncio Monacelli
Quatro personagens estão reunidos nesse texto circulado no Jornal do Commercio, de 22 de fevereiro de 1970. Pela ordem, 1) pouquíssimo sei da autora, dona Camélia Oliveira; 2) o Coral continua operando e alegrando os admiradores do belo canto, sob a direção de uma das  fundadoras, Cleomar Feitosa; 3) frei Fulgêncio Monacelli (1938-), me assegurou um paroquiano de São Sebastião, onde o frade cumpriu sua escolha religiosa, seguiu para a Itália, donde é natural, para cuidados médicos. 4) a lembrança da nossa televisão pioneira: TV Ajuricaba (canal 38 VHF), do casal Kaled e Sadie Hauache.
  
Recortado do Jornal do Commercio,
22 fev. 1970


Camélia Cantanhede Marques de Oliveira

Aquela noite esplêndida de sábado passado, dia quatorze deste, em que o Coral “João Gomes” se apresentou na Televisão Ajuricaba, sob a regência do grande maestro frei Fulgêncio, foi um prazer imenso em assistirmos tão belo espetáculo, aquele coral magistralmente ensaiado, composto de vozes masculinas e femininas, tão bem compenetrado em agradar o exigente público manauara que, realmente, ficou satisfeito com sua bela apresentação, tendo obtido retumbante sucesso. O conjunto irmanado, comungou da mesma fé e da mesma alegria de seu esforçado regente.
Parabenizamos o boníssimo dirigente do Coral, que a pedido dos telespectadores do Canal 38, cantou com invulgar brilhantismo a Ave Maria de Schubert, dando-nos assim um verdadeiro pão de espírito; creia frei Fulgêncio que os telespectadores da querida Televisão Ajuricaba lhe aplaudiram com euforia. O genial tenor esteve admirável chegando a emocionar-nos. O maestro, na verdade, foi extraordinário ao cantar a Ave Maria, esta música de grande efeito. Frei Fulgêncio sentia o que estava cantando, transformando em verdadeira beleza aqueles sons maviosos e sonoros. O regente do coral revelou qualidade de grande conhecedor música e bel canto.
Nunca é demais dizer: que frei Fulgêncio é de um poder indescritível, inspirando-nos para a meditação e a fé. Finalmente, o Coral “João Gomes” sabiamente dirigido por aquele humilde e culto frei, esteve à altura, salientando-se a voz maviosa de Dagmar Feitosa, que alcançou o mais retumbante êxito.
Foi realmente maravilhoso o programa da Televisão sábado passado, agradando plenamente admiradores do belo canto e arte musical, deixando-nos as mais gratas recordações... Esperamos que voltem novamente.
Queremos parabenizar o aplaudido conjunto Coral “João Gomes” na pessoa de frei Fulgêncio, bem como a Ajuricaba, por essa sublime oportunidade. Receba querido casal KaIed e Sadie “aquele abraço” amigo, por trazerem até nossos lares o fascinante Coral “JOÃO GOMES” e FREI FULGÊNCIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário