CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, fevereiro 15, 2020

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO - 1950


Ainda da Mensagem do governador Leopoldo Neves, em 1950, recortei um trecho sobre a Polícia Civil, que foi dirigida no ano anterior pelo Chefe de Polícia, Dr. José Augusto Teles Borborema. Diz respeito ao policiamento do interior do Estado, quando registra as dificuldades com delegados e os destacamentos. Sobre destacamentos fornecidos pela PMAM (Polícia Militar do Amazonas), lembrei deles em diversas postagens.
 
Recorte da Mensagem, na abertura da Assembleia
Legislativa, 1950

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO

Infelizmente ainda temos a registrar a deficiente organização policial no interior do Estado. Apenas 3 municípios – Parintins, Itacoatiara e Coari –  estiveram, no ano findo, bem servidos por Delegados íntegros e competentes.
Nos demais municípios se verificou a mesma fatalidade observada nos anos anteriores, isto é, as mutações contínuas dos Delegados em virtude da falta de competência e dedicação ao serviço. Fácil é de se compreender prejuízos advindos para os serviços policiais e cofres públicos.
Auxiliando os Delegados do Interior, sede dos municípios, existem pequenos destacamentos policiais, ora exclusivamente de soldados da Militar do Estado, ora de guardas-civis. São destacamentos insignificantes como assinalam os Delegados nos seus relatórios e reconhecidos por nós. Daí o sacrifício da polícia preventiva no nosso interior.
A dificuldade financeira em que vivem as administrações municipais, a precariedade da nossa verba para diligência, a falta de fiscalização direta por uma autoridade superior da polícia, a extensão do Estado, são também causas ponderáveis desse estado insatisfatório que apresenta o interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário