CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, setembro 20, 2019

ÚLTIMO CATALINA



Jornal do Commercio, 19 outubro 1969
O último

A foto acima é do último Catalina da frota comercial brasileira ainda operando na Amazônia. O PP-PEB é visto quando regressava ontem de Canutama trazendo os sobreviventes do desastre ocorrido com seu irmão gêmeo no Juruá (sic). Ficará agora sozinho, com a missão de atender  aos nossos irmãos que residem nas cidades do interior amazônico, desprovidas de aeroportos...



Em outubro de 1969 aconteceu um acidente com o avião Catalina PP-PCW, operado pela SA Cruzeiro do Sul, em frente à cidade de Canutama (AM), no rio Purus. Entre os quatro mortos, estava o deputado estadual Danilo de Aguiar Correa, que cumpria o sexto mandato e era médico da Polícia Militar do Estado.

A história desse modelo de avião ainda entusiasma a muitos, em particular aos moradores da região amazônica, onde, sem aeroportos, restavam-lhes a presença dos Catalinas. Com a exuberante rede hidrográfica da região era possível atender a todas as cidades.

O hidroavião Catalina desenvolveu-se no percurso da Segunda Guerra, em particular na Amazônia, para sustentar o conflito. Encerrado este, os aviões seguiram operando agora pela Panair do Brasil, até 1965, quando o Governo Militar fechou esta empresa de aviação, provocando relativo isolamento de cidades da Amazônia. A concessão então passou à Cruzeiro do Sul, até o desaparecimento do último Catalina (foto) e a fusão desta com a Varig. 

Desconheço o destino do derradeiro Catalina, que voou no Amazonas.

Nota: desculpem os canutamenses, já efetuei a correção do nome do rio que abriga a cidade de Canutama, no texto que escrevi. Acima, em vermelho vai a cópia da produção jornalística. 

2 comentários:

  1. Meu pai era mecânico de voo desse catalina. Faleceu em 2016 aos 93 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de conversar com você, Leonam, me ligue 99608-9010 Roberto Mendonça

      Excluir