CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, setembro 18, 2019

EE TIRADENTES - MANAUS



EE Tiradentes, em Petrópolis (sem data), quando sob a direção da PMAM
Este estabelecimento de ensino surgiu do empenho da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) em construir uma escola para atendimento do seu pessoal. A ideia partiu do comandante, coronel Paulo Figueiredo (1971-73), autêntico “mestre de obras”, que aproveitando a construção do Centro de Suprimentos e Manutenção, na ilharga deste colégio, impulsionou o projeto Tiradentes.

Todavia, quem inaugurou a escola foi seu sucessor, coronel Coutinho de Castro (1973-75). No ensejo, foi posto à disposição da Secretaria de Educação o 1º tenente PM Raimundo Gutemberg Soares, para a direção do Tiradentes. Nesta função, Gutemberg passou dois anos, até março de 1976. Sua saída, e com o desinteresse da PM, a Seduc assumiu por inteiro a administração. 

1º diretor
Assim surgiu o Colégio Tiradentes, no início como uma dependência do Colégio Marcio Nery. Evoluiu, e hoje é uma Escola Estadual, situado no entroncamento das ruas Ferreira de Araújo com a Codajás, no topo do bairro de Petrópolis. Lembrando que a Força Estadual à época já havia inaugurado os quarteis do Corpo de Bombeiros e o da própria PMAM, na rua Benjamin Constant.  

Isto posto, afirmo não ter encontrado a efetiva data de inauguração da Escola, sabendo que aconteceu na abertura do ano escolar de 1974. 

Que a foto de seus primeiros dias, aqui postada, venha ilustrar seu álbum.

Nota: editado em 20/09, com correções e inclusão da foto do primeiro diretor, que encerrou sua atuação na PMAM sendo comandante-geral (foto).

4 comentários: