CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, setembro 01, 2019

FLORIANO MACHADO (1901-76)


Floriano da Silva Machado nasceu em Manaus, em 1901, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1976. 

Floriano Machado
Era filho de Rafael Alvares Machado que, na condição de capitão honorário, integrou a tropa da PMAM na Campanha de Canudos (1897). Há registro de que fosse sobrinho de Silvério José Nery, governador do Amazonas (1900-04).

Floriano concluiu o curso das armas no Exército em 1922. Em setembro de 1924, foi promovido a primeiro-tenente. Posto à disposição do Ministério das Relações Exteriores, cinco ano adiante, integrante de uma Comissão de Demarcação com a Colômbia, este oficial transita por Manaus, quando a  revista Rionegrino (nov. 1929), órgão do Atlético Rio Negro Clube, expõe a homenagem abaixo compartilhada.

Por ocasião da Revolução de Getúlio Vargas (1930), e devido ao retorno de sua unidade - o 27 BC - a Manaus, foi qualificado de “coronel revolucionário”. Nessa condição, assumiu o governo militar do Amazonas por curto lapso de tempo: de 24 a 27 de outubro de 1930, quando foi substituído pelo interventor Álvaro Maia.
Seguiu promovido na Força Terrestre, tendo passado à reserva no posto de marechal.

VIAJANTESFazendo parte da Comissão de Limites com a Colômbia, chegou pelo paquete Campos Sales o nosso mui querido amigo sr. tenente Floriano Machado, distinto oficial do nosso Exército, arraigado legionário rionegrino. O jovem militar, pessoa de vastas relações sociais nesta terra, de onde é filho, e que ele muito honra, demorou-se poucos dias nesta capital, pois já seguiu, acompanhando a referida Comissão, para Cucui.
RIONEGRINO, que conta em Floriano Machado um dos seus melhores amigos deseja-lhe uma viagem feliz, augurando-lhe, ao mesmo tempo, o mais completo êxito no desempenho da sua missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário