CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, setembro 15, 2019

QUARTEL DO 27 BC



O 27, como era mais conhecido, apagou-se de nossos registros há quase 50 anos, quando foi transferido para o bairro de São Jorge, e onde sofreu uma metamorfose que de tempos em tempos acomete as Forças Armadas. Tornou-se o 1º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), que já acrescentou nova modalidade a sua estrutura operacional.
Hoje, Colégio Militar de Manaus. Foto da FGV

O quartel da foto (sem que eu saiba a data) é, de certo, o mais antigo da cidade. Da época provincial, acolheu o 27 BC no início do século passado. Observando-se a foto, pode-se inferir de que sofreu ampliação em todas os quadrantes. Ocupa o quarteirão formado pela rua 10 de Julho, aos fundos, e, nas laterais, pela rua Luís Antony e avenida Epaminondas, tendo à frente o “estádio” General Osório.

Foi ocupando este aquartelamento que o 27 BC se tornou legendário. Em Manaus, concentrava o maior efetivo da Força Terrestre e, por sua localização privilegiada, atendia com prontidão alguma apertura de segurança pública. Deste aquartelamento saiu, em julho de 1924, o contingente que avançou sobre o quartel da Praça da Polícia e, depois de o dominar, escorraçou o governador do Estado. A partir desse feito, durou cerca de um mês a Rebelião de Ribeiro Junior (tenente do 27 BC).

Em nossos dias, ali funciona o Colégio Militar de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário