CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, setembro 05, 2019

BANCO MINEIRO DO OESTE EM MANAUS


Em um domingo de novembro de 1968, o Bar Avenida, instalado no cruzamento da avenida Eduardo Ribeiro com a rua Saldanha Marinho, 

Recorte de A Crítica, novembro 1968
efetuou sua despedida, posto que a edificação passaria a outro proprietário e teria outro destino bem diverso daquele. Garçons e frequentadores lamentaram seu fechamento, cantando e relembrando os tantos causos que distinguiam aquele ponto de encontro, em particular de intelectuais e de jornalistas. Afinal, do outro lado da avenida funcionava a sede de dois jornais.
Na ocasião do tombamento, relembrou-se o Restaurante Francês que, na década de 1930, servia com distinção e cardápio modelar. A partir de 1952, tornou-se o bar Avenida, igualmente apreciado, a despeito da mudança de sua clientela.
O novo dono do ponto era o Banco Mineiro do Oeste. Quando de sua inauguração, conforme reportagem compartilhada do Jornal do Commercio (4 setembro 1969), eu exercia o cargo de Tesoureiro na Polícia Militar do Estado. Em vista desse encargo, conheci a um gerente bem jovem, simpático, em nossos dias respeitado deputado estadual – Adjuto Afonso. Encerrando essa memória, o banco continua no mesmo local, apenas mudou de nome – Bradesco.



EM solenidade realizada às 11 horas da manhã de hoje foi inaugurada a agência do Banco Mineiro do Oeste, em nossa capital, sendo que com essa agência o Banco passa a atuar no décimo terceiro Estado do Brasil, prestando sempre serviços de primeira linha, pois o seu slogan “Bancários para Servir” reflete o fiel pensamento dos seus dirigentes de colaborar decisivamente para a arrancada progressista do Norte brasileiro e particularmente da Amazônia Ocidental.

BENÇÃO
A solenidade foi aberta pelo arcebispo metropolitano de Manaus, dom João de Souza Lima, o qual em rápidas palavras saudou m dirigentes do novo estabelecimento creditício tendo em seguida abençoado a instalação da nova casa bancária, bem como todos os seus funcionários. Em seguida usou da palavra o governador do Estado, Danilo Areosa, o qual destacou a importância da instalação da nova agência bancária a qual, segundo afirmou virá contribuir para o engrandecimento do nosso Estado. Fizeram-se ouvir ainda o prefeito Paulo Pinto Nery e o sr. Cicero Ferreira de Brito, superintendente regional do Banco Mineiro do Oeste S/A.

COQUETEL
Em seguida foi servido um coquetel a todos os presentes, oportunidade em que os convidados conheceram as modernas instalações daquele estabelecimento de crédito, as quais foram mostradas pelo gerente do mesmo, sr. Mário dos Santos Figueiredo, e pelo subgerente, sr. Araquém Ubirajara Alves Ferreira. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário