CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, setembro 23, 2019

ATLÉTICO RIO NEGRO CLUBE - CERTIDÃO


CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO RIO NEGRO CLUBE, publicada na revista Rionegrino, edição nº 24, de novembro de 1939


Na tarde de 13 de novembro de 1913, ocorreu a fundação do Atlético Rio Negro Clube, à rua Henrique Martins, 149, residência do senhor Manoel do Nascimento. No local, reuniram-se os associados Edgard Lobão, Raimundo Vieira, Schinda Uchôa, Manoel Nascimento, França Marinho, Leopoldo Neves, Basílio Falcão, Paulo Nascimento, João Falcão, Ascendino Bastos e Afonso Nogueira, sob a presidência provisória do primeiro.

Endereço do local de fundação
A providência inicial foi escolher a primeira diretoria; apurada a votação, ficou assim constituída: presidente, Edgard Lobão, com oito votos; vice-presidente, Raimundo Vieira, com quatro votos; secretário, Schinda Uchoa, com seis votos; tesoureiro, Manoel Nascimento, com cinco votos; e capitão-geral, França Marinho, com cinco votos.

Veio a seguir a escolha do nome, cuja indicação – Atlético Rio Negro Clube, obteve dez votos. E a do distintivo do clube, que consistia em calção preto e camisa branca com escudo. No entanto, até a definição do escudo houve muita discussão. Após o consenso, o proprietário da residência mandou servir o vinho do Porto (que tornou tradicional, servido em cada aniversario). Nascimento, então, agradece a todos muito sensibilizado, por ver realizada “sua ideia de fundar o clube de futebol, e pedia para brindar o progresso harmonioso do Atlético Rio Negro Clube. E seguiram brindes e mais brindes.

Recorte da publicação do Rionegrino citado
O centenário clube, no entanto, vai de mal a pior. Desapareceu o setor social e o clube de futebol luta na segunda divisão estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário