CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, setembro 03, 2019

SEGURANÇA PÚBLICA NO AMAZONAS


A nota compartilhada do Jornal do Commercio (8 agosto 1970), com a foto do delegado, permite avaliar certas carências da Segurança Pública de então. Era o final do governo Danilo Areosa, que criara a Secretaria de Segurança, subordinando a Polícia Civil e a Militar.

O advogado baiano Moacyr Alves, aqui desembarcado atraído por uma iara, consolidou sua atuação no serviço público como o derradeiro Chefe de Polícia e, por conseguinte, o primeiro Secretário de Segurança.
As delegacias especializadas amontoavam-se na Chefatura de Polícia, num casarão centenário localizado na rua Marechal Deodoro, com saída na rua Guilherme Moreira, onde operava a Guarda Civil. A Polícia Militar ocupava o quartel da Praça da Polícia, outra edificação mais que centenária.

Dr. Wanderlan - Jornal do Commercio, 8 agosto 1970
Os delegados eram de certo modo improvisados. Os cargos eram ocupados ou por funcionários graduados dos quadros da Polícia Civil; ou por oficiais da ativa da PM, como o major Manoel Freire, ou inativos; ou advogados convidados a encarar esse trabalho, como acabava de realizar o Dr. Wanderlan Vieira.

Não havia ainda curso de formação de delegados. E basta se observar a foto para ver a deficiência da sala do delegado, a única peça de modernidade era o fone, ainda movido pelas teclas. Um ventilador para amenizar o calor que o paletó da autoridade produzia. Velhos tempos...  
Estive ao lado do dr. Wanderlan por algum período, pois integrava a Polícia Militar do Estado. Ele permaneceu pouco  tempo na Secretaria de Segurança, foi para a iniciativa privada e hoje, vez ou outra, cruzamos pelas ruas de Manaus, cidade que – bem jovem –  intentou dar Segurança. 



Em solenidade ocorrida às últimas horas da tarde de ontem no gabinete do Secretário de Segurança do Estado, sr. Moacyr Alves, assumiu a Delegacia de Ordem Política e Social, o advogado Wanderlan Vieira da Costa.
O novo titular da DOPS foi apresentado às autoridades e funcionários presentes pelo Sr. Moacyr Alves, que falou das razões que culminaram na escolha do sr. Wanderlan Vieira da Costa para responder por aquela delegacia, em substituição ao major Manoel Freire, que, por algum tempo, ali prestou os seus serviços.
Após o ato de assunção, o sr. Wanderlan Vieira da Costa, manteve um longo contato com o sr. Carlos Alberto, titular da Delegacia de Acidentes de Trânsito, que estava respondendo pela DOPS, o qual colocou o recém nomeado delegado a par dos assuntos que envolvem aquela delegacia no momento.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário