CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, setembro 07, 2019

SETE DE SETEMBRO: DESFILE



A cidade já aplaudiu o desfile da Independência do Brasil em seis locais.

Vamos anotar? As autoridades já dispuseram da praça da Saudade, no início do século passado; daí evoluiu para o entorno do Teatro Amazonas, na metade do século; adiante, a partir dos anos 1960, foi para a avenida Eduardo Ribeiro, onde realizei minha estreia, em 1966, comandando o Pelotão de Choque da PM (eu parecia o mascote com meus 1m64). Até então o desfile era misto, com os colégios abrindo o desfile e disputando o garbo e a cadência das bandas escolares.

Diante do aumento dos efetivos militares, os colégios passaram a desfilar no dia do Amazonas (5 de setembro). Então, nova mudança ocorreu, com a utilização das pistas da avenida Djalma Batista; e, por derradeiro, a pista do Sambódromo. Não vai demorar para alcançar as instalações da Ponta Negra.

As fotos compartilhadas do Diptea (Departamento de Imprensa, Propaganda e Turismo do Estado do Amazonas) mostram detalhes do desfile ocorrido na avenida Eduardo Ribeiro, em 1963. Na foto 1) a presença do avião da Aeronáutica; 2) o Corpo de Bombeiros do município desfila com viaturas recém-adquiridas; 3) a presença escolar, com uma mascote em frente ao palanque oficial; 4) uma organização escolar feminina, creio que do Colégio Doroteia. 

A foto acima mostra o governador Plínio Ramos Coelho, quando se dirigia, no carro oficial, junto com o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Neper Alencar, para o local do desfile. Veja ainda a presença de um PM dirigindo uma moto bem, como definir?, “descaracterizada”.
Bons tempos!

Um comentário:

  1. AQUI VEMOS O GOV. PLÍNIO COELHO NO CARRO "OFICIAL" NO DIA 7 DE SETEMBRO NÃO SEI O ANO... POIS EU JÁ PEGUEI UMA CARONA NESSE THUNDERBIRD COM MINHA TIA MARIA JOSÉ - A TIA "MORENA", IRMÃ DE MINHA MÃE (PLÍNIO DIRIGINDO)...ELA ERA GRANDE AMIGA DE PLÍNIO E NAMORARAM NA JUVENTUDE...

    ResponderExcluir