CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, setembro 08, 2019

ZONA FRANCA DE MANAUS

Jornal do Commercio, 23.08.1970
Para os maiores de setenta anos, como é meu caso. Apesar desse padrão já conquistado, fiquei surpreso com as informações expostas pela foto compartilhada do Jornal do Commercio (23 agosto 1970). A Zona Franca estava se instalando e, em particular, o comércio se espalhando pelo centro comercial da cidade, comprova a nota jornalística.
A foto registra a existência de duas lojas comerciais e o pessoal do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em atividade. Mostra uma loja da Cilar, situada no térreo do Líder Hotel, na avenida Sete de Setembro, quase esquina da avenida Eduardo Ribeiro. O hotel segue operando, mas a loja foi desativada e, no seu lugar, há uma dependência do próprio estabelecimento hoteleiro.
A outra loja mostrada, não identificada, estava situada no encontro da avenida Eduardo Ribeiro com a rua Henrique Martins. Todavia, é possível identificar as marcas dos produtos importados, alguns ainda produzidos e bem conhecidos nossos. Trata-se de uma edificação centenária, cujos arranjos foram recentemente restaurados pela direção da loja de artigos femininos ali instalada, a Marisa.
Ignoro onde nasceu o SPC, sei apenas onde funciona. Como era próprio daquele início de ZFM, o controle era realizado por fichas. E pelo telefone da Camtel, adiante Telamazon.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário