CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, agosto 27, 2019

PRONTO SOCORRO "SÃO JOSÉ"


Na esquina das ruas Dez de Julho com Lobo d’Almada uma edificação se desintegra, ainda conservando uma placa indicativa de seu funcionamento: Pronto Socorro São José. 

Funcionava ao lado da Santa Casa de Misericórdia, a qual lhe emprestava suporte médico. Fenecida aquela, seu acessório foi igualmente para o espaço.
Para relembrar a extinta casa de saúde, reproduzo uma publicação jornalística de 1970, portanto, às vésperas do cinquentenário. A reportagem descreve de modo portentoso o seu funcionamento e dos clínicos em atuação. Sabe-se assim os nomes e qualificações dos profissionais de bastante competência e de igual relação com a sociedade.

Reportagem do Jornal do Commercio, 20 setembro 1970
Aproveito o post para relatar um episódio pessoal. Em 1971, contratei com o dr. Wallace Oliveira, cujo consultório situava-se na rua Guilherme Moreira, os cuidados ao nascimento do meu segundo filho. O parto previsto para o início de novembro, seria realizado naquele hospital, como de fato ocorreu. Todavia, como a natividade aconteceu no Dia de Finados, encontrou o médico feriando em seu sítio. Sem condições de ser alcançado. Diante da angústia do casal, os enfermeiros nos afiançaram que nada temesse, e, se algum imprevisto sucedesse, havia ao lado a Santa Casa.
Saiu tudo bem, assim nasceu o Roberto.
 
Fotos publicadas no Jornal do Commercio, 20 setembro 1970

Pronto Socorro “São José” é hoje uma instituição médica com mais de 224 anos de experiências a serviço do povo.

Formado por uma equipe constituída dos maiores expoentes na classe médica do Amazonas, cujos anos de atividade profissional somados, de todos eles, perfazem os 224 anos da casa.
Essa instituição surgiu da abnegação para o trabalho de uma pequena equipe, que mais tarde foi crescendo e tomando corpo, até formar-se no todo de hoje, organizado e atualizado, prestando socorros de urgência em todos os campos da atividade médica.
Dezenas, centenas de vidas já foram salvas pela competência dos médicos que integram o corpo clínico e cirúrgico do Pronto Socorro “São José”.
A organização não cuidou em selecionar apenas os médicos, foi mais além: escolheu uma excelente equipe de enfermeiras e técnicos, auxiliares de enfermagem, atendentes, todos desvelando-se atualmente para bem servir aos que ali vão em busca de melhoras para a sua saúde.
Todos nessa casa trabalham 24 horas por dia, desvelando-se para guardar o bom nome da instituição.
O perfeito entrosamento de toda a equipe variada de médicos, pode atender a qualquer que seja o caso, imediatamente, pois mesmo que o especialista não seja de plantão é chamado com urgência, realizando a sua intervenção com presteza. Exemplo: para uma broncoscopia são chamados imediatamente os drs. João Lúcio ou Gil Machado. Para os casos que necessitem de intervenção cirúrgica imediata os enfermos são levados para a sala de cirurgia da Santa Casa e ali operados. Para os exames complementares e de laboratório o Pronto Socorro está muito bem equipado e os exames são feitos sem demora. Para os casos de fratura ou outros há o completo serviço de Raio X. (...)

SALA DE PEDIATRIA
O Pronto Socorro “São José” que dispõe de um excelente serviço de pediatria, onde são atendidas dezenas de crianças de todas as idades, com sala especialmente decorada etc., possui 8 leitos para senhoras, 8 para homens, 10 para crianças, 2 salas de curativos e uma sala para pequena cirurgia.
Dispõe de vacinas, soros e todos os medicamentos de emergência, assim como plasma etc.

EQUIPE MÉDICA DO “SÃO JOSÉ”
OSWALDO GESTA – 24 anos de profissão – curso de aperfeiçoamento em São Paulo, Buenos Aires, em cirurgia geral. Participou de vários congressos nacionais e estrangeiros. Uma das figuras mais destacadas da classe médica amazonense.
WALLACE OLIVEIRA – 15 anos de profissão –  ex-diretor do Banco de Sangue da Santa Casa de Belém-Pará, ex-adjunto de clínica obstetrícia da Maternidade da Santa Casa de Belém; ex-professor do curso de especialização obstétrica para médicos de Belém ; ex-professor de obstetrícia do FISI; professor de obstetrícia da Escola de Enfermagem de Manaus; ex-parasitólogo do INPA; professor de parasitologia da Faculdade de Medicina do Amazonas; participou de vários congressos nacionais e estrangeiros; trabalhos sobre medicina publicados no Brasil e Itália.
JORGE AUCAR – 9 anos de profissão – ex-assistente da cadeira de clínica Propedêutica e Cirurgia da Universidade do Brasil; ex-professor de anatomia da Faculdade de Medicina do Amazonas, ex-diretor do Pronto Socorro do Estado.
CARLOS BORBOREMA – 11 anos de profissão – professor de Clínica Tropical e Clínica Médica da Faculdade de Medicina do Amazonas; participou de vários congressos médicos nacionais.
ARLINDO FROTA – 25 anos de profissão – assistente de Técnica Cirúrgica da Faculdade Fluminense de Medicina; ex-professor de Técnica Operatória da Faculdade de Medicina do Amazonas; participou de vários congressos nacionais.
SAMUEL AGUIAR – 17 anos de formado – cursos de especialização em São Paulo; ex-professor de Patologia da Escola de Enfermagem; participou de vários congressos nacionais e internacionais; autor de trabalhos publicados no Brasil e na França.
PAULO XEREZ – 9 anos de formado – criador e realizador de Simpósios de Pediatria no Rio de Janeiro; cursos de especialização na Guanabara.
JOÃO LÚCIO – 10 anos de formado – ex-diretor do serviço de tuberculose do Estado; trabalhos publicados em várias revistas nacionais; ex-diretor do Sanatório “Adriano Jorge”, ex-diretor do Hospital “Getúlio Vargas”; participou de vários congressos nacionais.
MÁRIO SAHDO – 15 anos de formado – diretor do Serviço de Câncer; presidente da Liga de Combate ao Câncer; Coordenador da Região Norte do Merciur; diretor do Hospital “São José”; participou de vários congressos nacionais e internacionais.
GIL MACHADO – 9 anos de profissão – membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; ex-instrutor de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade da Rio de Janeiro; participou de vários congressos nacionais.
TEODOMIRO GARRIDO – 9 anos de formado – ex-presidente do Instituto de Cardiologia de São Paulo; participou de vários congressos nacionais e autor de trabalhos médicos publicados em várias revistas.
JOSÉ SEFFAIR – 13 anos de profissão – diretor do Instituto Médico-Legal do Amazonas; participou de vários congressos médicos.
GILSON MOREIRA – 10 anos de profissão – professor de pediatria da Faculdade de Medicina do Amazonas; título de pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria; diretor do Hospital Infantil “Dr. Fajardo”; participou de vários congressos médicos nacionais.
HIGINO CAETANO DA SILVA FILHO – 11 anos de formado – ex-diretor do Pronto Socorro do Estado; ex-diretor do Hospital “Getúlio Vargas”; participou de vários congressos nacionais.
DEODATO DE MIRANDA LEÃO – 10 anos de formado – ex-diretor do Hospital Infantil “Dr. Fajardo”; ex-diretor do Departamento Médico Hospitalar; professor de Medicina preventiva da Faculdade de Medicina do Amazonas; participou de vários congressos nacionais.
JOSÉ SANTIAGO – 10 anos de formado – curso de especialização em São Paulo; ex-2º assistente da Clínica Infantil do Ipiranga (SP); colaborador de trabalho pediátrico premiado pela Sociedade Brasileira de Pediatria; colaborador do livro Emergência em Pediatria (São Paulo); participou de congressos médicos nacionais e internacionais.
AFRÂNIO SOARES – 6 anos de formado – professor de Pediatria da Faculdade de Medicina do Amazonas; ex-professor de Puericultura do Instituto de Educação do Amazonas.
JUAREZ KLINGER – 11 anos de formado – ex-diretor do Departamento Estadual da Criança; ex-professor de Medicina Legal da Faculdade de Direito; ex-professor de Fisiologia da Faculdade de Medicina do Amazonas; diretor do Serviço de Tuberculose; participou de vários congressos nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário