CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, novembro 22, 2010

Memorial Amazonense XXXIX

Novembro, 22

1950 – O prefeito de Manaus, Chaves Ribeiro, concedeu a José de Brito Pina, cidadão português, uma área de terra situada na então praça Gonçalves Dias (hoje integrante da praça Heliodoro Balbi), para a construção de um estabelecimento comercial. Nele, o Pina construiu o Pavilhão São Jorge, destinado a venda de café e outras guloseimas da época, inaugurado em maio de 1951.
Pavilhão São Jorge, cerca de 1970
Em lembrança ao sobrenome do proprietário, o local ficou mais conhecido por Café do Pina. Era bem frequentado, pois çocalizado em frente ao Cine Guarany e fronteiriço ao Quartel da PMAM e ao Colégio Estadual do Amazonas.
Pavilhão São Jorge ou Café do Pina, em 1974
Quando prefeito de Manaus, Jorge Teixeira, em 1976 demoliu o Pavilhão para ampliar a artéria. Concedeu, em reparação, novo espaço ao final da praça Heliodoro Balbi (ou da Polícia), junto a rua Marcilio Dias.
Dez anos depois, novo prefeito, Manoel Ribeiro, devolveu o agora Café do Pina ao espaço original, apenas com uma arquitetura modernizada, um tanto ridícula. Foi esta edificação que foi ao chão no ano passado, antes da inauguração do Palacete Provincial.

Mas ainda não acabou o Café do Pina, ele agora integra a estrutura do Palacete.
Café do Pina sendo demolido, em 2009

Um comentário:

  1. O Pina voltou muito recentemente (na primeira semana de dezembro de 2010) a Praça Roosevelt, é passar por lá e conferir!

    ResponderExcluir