CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, agosto 17, 2019

QUARTEIS DA PMAM


Em 26 de setembro de 1970, a PMAM (Polícia Militar do Amazonas), sob o comando do tenente-coronel EB José Maury de Araújo Silva, inaugurou no mesmo dia dois aquartelamentos. 

De verdade, o Centro de Instrução Militar (CIM), sua publica designação, já existia desde 1965, essa festa apenas serviu para exibir sua revitalização.  O comando da corporação aproveitou o campo de futebol ali existente, onde tantas “peladas” participei, para efetuar a entrega das condecorações. Neste local, estou convicto, foi a única oportunidade em que semelhante cerimônia ocorreu.
A esq. coronel Maury condecora o prefeito de Manaus, Paulo Nery. A dir. o pavilhão inaugurado


Acerca das Medalhas e dos agraciados: a Tiradentes diz respeito a PMAM, enquanto a Cidade de Manaus, ao Estado. Esta condecorou apenas civis, sendo membros do governo e o presidente da Varig. A da Força Estadual premiou ao prefeito de Manaus (Paulo Nery) e outros três comandantes militares, com destaque para o coronel Jorge Teixeira.
A caserna de Petrópolis, em construção, destinava-se a servir de quartel do comando-geral, que funcionava na praça da Polícia. Desse modo, a inauguração de apenas um pavilhão não permitiu mudar a situação, ou seja, a construção prosseguiu, e somente foi ocupado pela PMAM em novembro de 1971.  
Recorte do Jornal do Commercio, 27 setembro 1970

O dia de ontem [26 setembro] foi duplamente festivo para a Polícia Militar do Amazonas. Foram inauguradas as instalações de seu Centro de Instrução e Treinamento e o seu novo quartel-general em Petrópolis. Na oportunidade, também várias personalidades foram agraciadas com as Medalhas Tiradentes e Cidade de Manaus.
O Governador passou revista às tropas no novo Centro de Instrução, na rua Dr. Machado, ao lado da Maternidade Ana Nery, e deu por inauguradas as novas instalações, havendo em seguida uma demonstração das práticas desportivas daquela agremiação, com ênfase em judô, que agradou a grande maioria dos presentes.
Pouco depois, se fez a entrega das medalhas aos cidadãos que com elas foram distinguidos pelo Governo do Estado.
CONDECORAÇÕES
As medalhas entregues foram de dois tipos. Primeira, a Medalha Cidade de Manaus, que se destina a cidadãos cuja atuação em quaisquer dos setores da vida humana, tenham se destacado na cidade de Manaus. A outra condecoração se destina a personalidades que, com sua atuação, tenham contribuído com relevantes serviços com a Polícia Militar do Amazonas.
Com a Medalha Cidade de Manaus, foram agraciados os senhores: Érico de Carvalho, presidente da Varig; Jorge Augusto de Souza Baird; Francisco Monteiro de Paula; Aderson Dutra; Stepherson Vieira Medeiros e Agesilau Araújo. Todas foram entregues pelo Governador do Estado.
Já os que receberam a Medalha Tiradentes tiveram um paraninfo individual. Os agraciados foram: Paulo Pinto Nery, paraninfo Amaury Silva; Mário Jorge Fonseca Hermes, paraninfo coronel Arídio Brasil; Paulo Figueiredo de Andrade Oliveira, paraninfo José Lopes; coronel Jorge Teixeira, paraninfo deputado Miranda Leão; Alberto Rocha, paraninfo governador Danilo Areosa.
Terminada a aposição das condecorações, todos os presentes se dirigiram às novas instalações da PM, no bairro de Petrópolis.
O governador inaugurou o Pavilhão lá existente e prometeu que entregaria em dezembro os outros quatro pavilhões que formarão o quartel-general da Polícia Militar do Amazonas.
O pavilhão tem linhas discretas, modernas, e foi feito para alojar 150 homens.
Depois dos discursos de praxe foi servido um coquetel aos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário