CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, agosto 09, 2019

NOVO IMORTAL DA ACADEMIA DE LETRAS



Ontem, à noite, a Academia Amazonense de Letras empossou solenemente o novo ocupante da Cadeira 30: Marcos Frederico Krüguer Aleixo. Para melhor orientação dos presentes distribuiu uma plaqueta com dados sobre o agraciado, os quais aqui compartilho:


Nota Biográfica

MARCOS FREDERICO KRÜGER ALEIXO nasceu em Manaus no dia 7 de abril de 1949. Advogado formado pela Universidade Federal do Amazonas (1971) cursou Mestrado em Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro, orientado pelo renomado poeta e ensaísta literário Gilberto Mendonça Teles.
Em 1997, com a orientação ainda de Gilberto Mendonça Teles, defendeu a tese “Recriando a criação: natureza e cultura em mitos amazônicos”, trabalho com o qual se tornou Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa. Essa tese foi publicada em 2007, pela Editora Valer, de Manaus, com o título de Amazônia: mito e literatura.

Marcos Frederico
Em 2006, ganhou o Prêmio L. Ruas, da Prefeitura Municipal de Manaus, com o ensaio A Sensibilidade dos punhais (publicado em 2007), obra em que analisa a presença do mar na obra de três poetas amazonenses: Violeta Branca, Sebastião Norões e Luiz Bacellar.
Além desses livros, publicou outros de caráter didático e paradidático, em parceria com Tenório Telles, Zemaria Pinto, Allison Leão e Antônio Paulo Graça.

Foi agraciado com a Medalha do Mérito Educacional, outorgada pelo Conselho Estadual de Educação, no dia 15 de outubro de 2011. Também recebeu a Medalha do Mérito Cultural Péricles Moraes, honraria que lhe foi concedida pela Academia Amazonense de Letras em 28 de abril de 2017.

No campo profissional, aposentou-se na Universidade Federai do Amazonas em 2003. Nessa instituição, além da docência, exerceu diversos cargos administrativos, dos quais o mais importante foi o de Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras a partir de 1998. Atualmente, leciona na Universidade do Estado do Amazonas, com atuação no curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras e Artes.
Como orientador de dissertações de mestrado, ia conduziu os estudos de dezenas de alunos, privilegiando na pesquisa de seus orientandos a literatura que se tem produzido no Amazonas, com o objetivo de criar uma bibliografia específica sobre os estudos literários regionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário