CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, agosto 17, 2019

CLUBE FILATÉLICO DO AMAZONAS




Detalhe da capa da mencionada revista
À procura de subsídios para uma retrospectiva do CFA (Clube Filatélico do Amazonas), tenho rebuscado com frequência uma revista da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos). A publicação intitula-se Correio Filatélico ou, simplesmente, COFI. Na edição nº 95, publicada no Ano 9, referente ao bimestre Julho/Agosto de 1985, encontra-se a notícia da reativação da sede central dos Correios em Manaus, que funcionou por décadas no cruzamento das ruas Marechal Deodoro com a Teodoreto Souto.

Apenas para ilustrar a postagem e a lembrança, este edifício sofreu um incêndio no final de 1982, com quase perda total. A ECT empenhou-se com tenacidade, de maneira que três anos depois o governador Gilberto Mestrinho presidiu sua reabertura.
 
Nelson Porto (à esq.), governador Mestrinho (centro) e coronel
Souza Lobo, diretor ECT
• O Correio Geral no Amazonas surgiu com a própria Província, em 1852, a partir da Instrução de 06.02.1852, quando índios aldeados vieram servir de estafetas entre Manaus e o interior, principalmente aos fortes militares. Estabeleceu-se de início, na rua Brasileira [hoje da Instalação], junto à sede da presidência da Província, depois na rua Municipal [atual Sete de Setembro], rua do Barroso e, finalmente, na praça XV de Novembro.
O maior esforço para a aquisição de uma sede foi do diretor da Administração dos Correios do Amazonas e Acre, acadêmico Raul de Azevedo, desde 1913, e concretizado em 14.06.1921. O prédio funcionou como Agência Central até 06.03.1982, quando um incêndio o destruiu quase inteiramente.
Aliando-se à população no desejo de preservar o estilo original da construção, significativo patrimônio histórico de tradição na paisagem urbana da cidade, a ECT desenvolveu o projeto de recuperação, procurando conciliar a estrutura primitiva às modernizações indispensáveis à perfeita funcionalidade das instalações que, após dois anos e onze meses, foram entregues ao público usuário.

Sua área construída é de 3.295 m2, com sistema de ar condicionado central, telefonia com capacidade final para 80 troncos e 800 ramais, além de arrojada segurança no sistema de combate a incêndio, de acordo com as mais rígidas normas da ABTN e do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Amazonas.
A Agência Central de Manaus foi instalada no pavimento térreo, compondo-se o setor de atendimento de 16 guichês. Ocupou, também, o subsolo para a entrega de Reembolso Postal e a sobreloja para serviços de Posta Restante, Caixa Postal e a Agência Filatélica Ajuricaba. Os demais pavimentos foram ocupados pelas áreas administrativas da Regional.
A solenidade de entrega das obras de recuperação do prédio realizou-se no dia 22.02.1985, presidida pelo Governador do Estado do Amazonas, Sr. Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, e contou com a presença do Presidente da ECT na ocasião, Cel. Dirceu Bonecker de Souza Lobo, do Presidente do Clube Filatélico do Amazonas, Dr. Nelson Porto, além de outros importantes convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário