CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, agosto 20, 2019

CLUBE FILATÉLICO DO AMAZONAS (3)

Selos do tema Natal

Há 50 anos, a filatelia amazonense foi implementada por meio de dois movimentos: 1) o núcleo de filatelistas que se reunia no ICBEU (Instituto Cultural Brasil Estados Unidos), dirigido por Rui Alencar; 2) a coluna especializada – Filatelia – publicada às segundas-feiras no Diário da Tarde, assinada pelo jornalista Ubirajara Almeida, que direcionou a I Exfilam (Primeira Exposição Filatélica do Amazonas).
Em 18 de agosto de 1969, em sua coluna, Almeida agradecia a três filatelistas, dos quais ainda não se recolheu quaisquer dados, o apoio concedido em favor da Exposição que aconteceu na Semana da Pátria daquele ano. Na mesma edição do Diário da Tarde, há uma convocação para uma reunião entre os filatelistas de todos os padrões, tanto os de casa (ICBEU) com os de fora. Dessa reunião, além dos preparativos para a expo, tratou-se da fundação do clube filatélico, que veio a ocorrer em outubro seguinte.
O CFA (Clube Filatélico do Amazonas) ainda existe e funciona (às sextas-feiras, não obstante os embaraços que o cercam, o mais grave é a anunciada privatização dos Correios. Para celebrar este cinquentenário, estou empenhado no recolhimento da retrospectiva desse colecionismo no Amazonas. 


 A coluna FILATELIA agradece a cooperação prestada pelos filatelistas Raimunda Pereira, Raimundo Nonato Pereira de Souza e Ramiro Moreira, pelo apoio e incentivo à I Exposição Filatélica de Manaus, que O JORNAL e DIÁRIO DA TARDE fará (sic) realizar em setembro vindouro. Agradecemos e esperamos contar com os demais filatelistas locais.

Recorte do Diário da Tarde, 18 agosto 1969

O Clube Filatélico do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos está promovendo gestões no sentido de realizar dentro de mais alguns dias uma reunião de todos os filatelistas amazonenses, com a finalidade de promover um perfeito entrosamento entre todos quantos se dedicam àquele salutar esporte, ou seja, a colação de selos.
PODEM COMPARECERAssim é que, tanto os sócios alunos do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, como os que não são alunos, poderão comparecer desde o dia de hoje à sede do Instituto à av. Joaquim Nabuco, a manterem contatos com o professor Rui Alencar, o qual explicará minuciosamente os detalhes da reunião a ser efetuada nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário