CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, agosto 22, 2019

LABOR FUTEBOL CLUBE

Foto recolhida do Jornal do Commercio, 14 nov. 1972
A Usina Labor, de IB Sabbá, que funcionou na avenida Leopoldo Peres, Educandos, onde ora se localiza o supermercado Atacadão, empregava um número formidável de operários no beneficiamento da borracha. A extensão de sua propriedade comportou a construção de um “campo de futebol”. Esses dois bens promoveram a existência do Labor Futebol Clube. Clube que, por anos, disputou com galhardia o campeonato amador da categoria. Até o advento da FAF (Federação Amazonense de Futebol) quando foi implantado o futebol profissional na cidade, e cujo sucesso aniquilou algumas agremiações do porte desse clube suburbano.

Morador do bairro, sempre que eu transitava pela frente da usina parava nas grades de proteção para observar o trabalho dos operários. A péla (ou bola) de borracha, depois de passadas repetidas vezes na máquina de laminação, era transformada numa espécie de tapete. O cheiro desprendido do produto era agradável.
Quanto ao campo: como o Labor participava do campeonato amazonense de futebol, seu estádio, acredito intitulado de Otílio Farias, gerente da usina Labor, era utilizado. Não creio que se cobrasse ingresso, pois não me lembro de ter pago. Mas, assisti muitos jogos ali realizados. Do Labor contra os bons e saudosos times de Manaus.

Abaixo uma nota publicada no Jornal do Commercio (14 novembro 1972), falando do campeonato jogado no bairro.

O Labor Esporte Clube conquistou o título de tetra campeão do bairro de Educandos, após derrotar o Corinthians FC pelo alto marcador de 5 X 1, numa demonstração da sua grande categoria.
Nessa conquista o Labor utilizou os seguintes atletas: Evilásio, Daniel, Pedro, David, Mario Jorge, Melo, Marialvo, Eduardo, Jones, Ezequiel, Osvaldo, Alves, Ademir e Euler.
Francisco Caetano de Andrade é o presidente do clube, que tem como técnico Zildo Dias da Silva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário