CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, agosto 13, 2019

SEVERIANO PORTO E O “TARTARUGÃO”


O estádio de futebol de Manaus, que a Copa do Mundo no Brasil impôs o arrasamento, era conhecido por Vivaldão (de Vivaldo Palma Lima). 

No entanto, nos idos de sua construção, era alcunhado de Tartarugão. Pensando bem, havia certa semelhança da praça esportiva ovalada com nossos quelônios.

O governador Danilo Areosa deu início a construção, e ao engenheiro Severiano Porto coube a idealização. Em 1970, às vésperas da Copa do Mundo no México, o estádio foi pré-inaugurado com jogos entre a seleção nacional enfrentando a local. Em agosto, já indicado governador do Estado, o engenheiro militar João Walter de Andrade visitou o estádio e, dias depois, participou de uma reunião com os dirigentes da obra e os esportivos. Lá estava, o engenheiro Severiano Porto, bem marcado pelo vistoso bigode. Vê-se na foto, entre tantos, o futuro governador (primeiro à esquerda).

Jornal do Commercio, 5 agosto 1970

Essa reunião, o Jornal do Commercio (5 agosto de 1970) registrou em sua coluna – de frente, de perfil – com a foto anexada e o texto abaixo, sob a legenda Visão do Estádio:
Participando da reunião que o Grupo Executivo de construção do Estádio “Vivaldo Lima” realizou à tarde de ontem, o coronel João Walter de Andrade obteve informações mais detalhadas acerca da obra, que na semana passada visitara juntamente com o governador Danilo Areosa.Todos os membros do referido GT, os engenheiros que fazem o “Tartarugão” e auxiliares da atual administração também participaram do encontro, em cujo decurso foi exibido para o futuro governante um filme sobre a pré-estreia do Estádio, com o jogo entre as seleções do Brasil e do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário