CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, dezembro 30, 2012

ACADEMIA AMAZONENSE DE LETRAS: 95 ANOS


A próxima festa do 95º aniversário da Academia Amazonense de Letras causou pequena  discussão sobre a data de fundação. Dois documentos vão aqui transcritos expondo a divergência.

Medalha do cinquentenário do silogeu

COMUNICADO
Aos nobres pares da Academia Amazonense de Letras:

Motivo imperioso -- posse do Acd. Arthur Virgílio Neto como prefeito de Manaus no dia 1 de janeiro de 2013 às 16h -- leva a diretoria da AAL a mudar a data do Chá Acadêmico, alusivo ao 95º aniversário do Silogeu, para o próximo dia 3 de janeiro de 2013, mantendo-se o local- - Salão Mário Ypiranga -- e o horário das 17h.
Obrigado pela compreensão e contamos com a presença de todos.


Acd. Cláudio Chaves
p/ Diretoria

Resposta do Acd. Zemaria Pinto:

Caro confrade Cláudio Chaves,

Louvo a sua iniciativa de comemorar o 95º aniversário da AAL. Mas o dia 1º/01 não é inadequado apenas pela posse do prefeito Arthur Virgílio, nosso confrade. É que a verdadeira data de fundação da Academia Amazonense de Letras é dia 09 de janeiro. Repito: nove de janeiro.
Em trabalho escrito sobre o fundador Octavio Sarmento (Revista da AAL, nº 27, 2007, páginas 247-268), fruto de palestra proferida no augusto Salão do Pensamento Amazônico, em 26/11/2005, manifesto meu espanto quanto à data da fundação da Sociedade Amazonense de Homens de Letras -- cujo nome seria mudado em 1920 para Academia Amazonense de Letras: 1º, 7 ou 17 de janeiro de 1918? Servindo-me de fontes diversas (Péricles Moraes, Anísio Jobim, Genesino Braga e Mário Ypiranga Monteiro), afirmo naquele ensaio que a data de 1º de janeiro era aceita como simbólica, pelo simples fato de que a memória histórica da data de fundação da SAHL havia se perdido.
Entretanto, meu caro, em pesquisa posterior, sobre o também fundador Paulo Eleuthério, publicada na mesma Revista da AAL (nº 29, 2010, páginas 37-49), decorrente de palestra proferida em 21 de outubro de 2006 (há seis anos, portanto!), estabeleci, tendo como fonte primária o jornal A Capital, do acervo do IGHA, a verdadeira data de fundação da Sociedade Amazonense de Homens de Letras: 9 de janeiro de 1918.
Como sei que o confrade coleciona nossa Revista, vou poupá-lo dos detalhes, que aliás, podem ser lidos também no meu blog: http://palavradofingidor.blogspot.com.br/2009/01/subsdios-para-uma-histria-da-academia.html

Por amor à verdade, meu caro, me guardarei para tomar um solitário chá no dia 9 de janeiro, em singela comemoração dos 95 anos de nossa Casa.


Aceite meu abraço fraterno.
Zemaria Pinto
 
 * * *
Duas palavras deste “catador”: Fique sossegado, pois já anotei no meu calendário o Chá do dia 9. Tudo em atenção a propaganda governista: Se for dirigir, não beba; se for beber, me chame.
A segunda dita cuja, confio na sua pesquisa. Até amanhã, chego para o almoço.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário