CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, abril 30, 2012

Memória da PMAM

Abril, 30

1981 – Foi inaugurado o quartel do 2º BPM (Batalhão Candido Mariano), em Itacoatiara (AM). A instalação desta unidade em prédio próprio vinha consolidar a iniciativa do comando anterior, do coronel Ex Mário Ossuosky, que arregimentou medidas junto as prefeituras interioranas. Ao encargo destas ficava o encargo de ceder terreno adequado a construção de quarteis. A prefeitura da Velha Serpa fez a doação do terreno, conforme a Lei n.º 1, de 23 fev. 1978, situado na rua Benjamin Constant.

Quartel do 2º BPM, na inauguração, 1981
Poucos foram os municípios que atenderam o empreendimento, não alcançaram meia dúzia: Parintins, Humaitá, Manacapuru, São Gabriel da Cachoeira e o mencionado.

Exercia o comando geral da corporação policial militar o coronel Ex Wilson Ribeiro Raizer. Em Itacoatiara, comandava o 2º BPM, que para esse município fora destacado há tempo, o então tenente-coronel Ilmar dos Santos Faria (falecido em 1999)

Antes de se instalar neste endereço, o batalhão passou uma temporada em um edifício pertencente a Prelazia de Itacoatiara, autêntico arranjo para o jeito brasileiro.
Em Itacoatiara, edifício onde se inatalou o 2º BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário