CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, maio 18, 2021

MANUEL MENDONÇA MALAFAYA (1916-2014)

 São passados sete anos que nosso pai - Manuel Mendonça - partiu, sem volta. Veio do Peru, da fronteira brasileira, para viver em Manaus. quando "partiu" estava em São Paulo, razão pela qual atravessou o país para ser sepultado no cemitério de São Francisco, no alto do Morro. Renato, meu irmão, assina o texto aqui postado, com que reverenciamos o saudoso pai. 

Manuel e Francisca, em belo momento da vida (1950) 

·     Eis o pequeno grande homem!

Eis aí, Senhor, o pequeno grande homem.

Eis aí, Senhor, o menino dos tempos idos, el niño cholo de Caballococha, no Peru. Junto com sua mãe e outro irmão mais novo, deixaram sua página de dor, para ingressarem na história. Na história da borracha e do Amazonas, escrevendo com o suor derramado. Desde a aurora da vida, buscando angariar a dignidade do ser humano, enfrentando as dificuldades da língua e dos costumes.   

Eis aí, Senhor, o garoto carente, mas firme nos seus propósitos, sem medos, sem tempo para contemplar a vida, senão enfrentar as inquietudes e desafios, construindo sonhos conforme os vossos desígnios, aproveitando as oportunidades na sociedade.

Eis aí, Senhor, o jovem Manoel, vivaz, sem angústia, cheio de esperança. Aceitando o que a vida lhe reservou, mas experimentando novas fronteiras, com a finalidade de sedimentar um projeto para o futuro. Sonhos realizáveis ou devaneios, sem detrimento do prazer, sem deixá-los de viver.

Eis aí, Senhor, o homem na sua plenitude, com o dever cumprido, arquiteto de duas famílias bem alicerçadas. Conduzindo sua cruz nos momentos difíceis, sem rancor, sem abdicar da responsabilidade, da luta pela dignidade, apoiando-se tão somente na sabedoria que a vida lhe ensinou.

Eis aí, Senhor, o homem! Um homem quase centenário, lutando contra as doenças da velhice como um guerreiro que não foge da guerra, e não esmoreceu jamais. Como um prodigioso missionário, doou-se de corpo e alma, usou as orações e os dogmas de Deus para terminar sua jornada em paz, para chegar ao fim da estrada sem lamentar nada.

Eis aí, Senhor, o homem!

Eis aí, Senhor, José Manoel Mendonça Malafaya, desde 18 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário