CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, maio 06, 2021

SESQUICENTENÁRIO E OUTRAS DATAS

A postagem traz significativas efemérides da história amazonense, que se celebram no corrente mês.

150 Anos

Dom Basilio
Pereira

Dia 27 Nasce em Vila Velha do Rio das Contas (atual Rio de Contas), na província da Bahia, frei Basílio Manuel Olímpio Pereira (OFM), que foi o quarto bispo do Amazonas (1925-41). Faleceu em Salvador em 30 de setembro de 1948.

140 Anos

Dia 14 – Elevada à categoria de Freguesia a Vila de Nossa Senhora de Nazaré de Lábrea, consoante a lei 523, sancionada pelo presidente da província Sátiro de Oliveira Dias. Atual município de Lábrea, com sede na calha do rio Purus. Sua protetora é Nossa Senhora de Nazaré, cuja igreja catedral, fruto do trabalho do padre Francisco Leite Barbosa, foi benta em 5 de setembro de 1911.

90 Anos

Dia 18 – Falece em Manaus, o bacharel Francisco Pedro de Araújo Filho, estando sepultado no cemitério de São João Batista. Seus filhos, ainda nascidos em Goiana (PE), se relevaram no Estado: André e Ruy Araújo.

50 Anos

Dia 3 – À noite, após a apresentação da película Comandos, e de menos de 300 pessoas na plateia, onde cabiam mais de mil, o cine Vitória encerrava suas atividades, exercidas desde 1954. Nascido e morador nas proximidades desta casa de diversão, assisti à construção do imenso prédio. Devido à amizade com os filhos do gerente do cinema, pude assistir grande número de sessões passando pela passagem “secreta”, que ligava a residência do gerente ao salão de espetáculos.

Desembargador
Francisco Oliveira

Dia 12 – Aos 43 anos de idade, toma posse no cargo de desembargador Luís Francisco de Oliveira Cabral. Nascido em Manaus em 20 de abril de 1928, graduou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Manaus. Presidiu o Tribunal de Justiça em 1974, quando teve oportunidade de assumir provisoriamente o governo do Estado. Foi aposentado em junho de 1980.

40 Anos

Dia 13 – Toma posse no IGHA (Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas), na poltrona 06, cujo patrono é Alfredo da Matta, o consócio Humberto Figliuolo (1948-).

20 Anos

Dia 6 - Inauguração do Teatro da Instalação, construído em prédio centenário na esquina das ruas da Instalação (daí seu nome) e frei José dos Inocentes.  Mais recentemente (2001), o governador Amazonino Mendes nele instalou o Instituto Superior de Estudos Amazônicos (ISEA), que lamentavelmente não prosperou.  O teatro foi inaugurado por ocasião da V Festival de Óperas do Amazonas, com a peça Três Vinténs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário