CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, maio 01, 2021

POESIA NO DIA DO TRABALHADOR

Recolhi este poema de Violeta Branca (1915-2000) na revista Rionegrino nº 14, circulada em novembro de 1929, editada pelo Atlético Rio Negro Clube.

Violeta Branca - 1939

Extraido de Rionegrino, 1929

BUENA DICHA

Há muito tempo, numa tarde lilás de abril

veio uma cigana vivaz, olhos rasgados,

muito gentil

para ler a minha mão.

Disse, que eu seria feliz, teria glórias, amor,

que a minha vida toda, seria de esplendor.

Disse mais: o teu coração

será de um rapaz do Norte,

moreno... elegante... forte...

E foi-se embora, contente com a moedinha na mão,

a linda ciganinha, que era mesmo

uma tentação.

 

Tenho convicção,

que a ciganinha errou ao ler a minha mão,

e dizer que a minha sorte

estava num rapaz moreno do Norte;

pois dentro desta bela manhã azul,

sinto a minha vida muito presa

a de um rapaz louro, bem do extremo sul.

 VIOLETA BRANCA


Um comentário:

  1. Precoce a nossa bela Violeta: deduz-se que o bonito poema foi escrito com 12 anos! Valeu, Coronel.

    ResponderExcluir