CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, maio 08, 2021

PRÊMIO GENESINO BRAGA

Há 15 anos conquistei o prêmio Genesino Braga da Academia Amazonense de Letras. Uma das cláusulas do laurel era a publicação do trabalho literário. Como ainda não foi oportunizada a impressão, tomei a iniciativa de efetuar seu lançamento em ebook. Para tanto, contando com a adesão do designer Adriel França, o texto premiado está prestes a surgir em sua telinha.

 

Detalhe da publicação do matutino, em 1º dez. 2006

A Academia Amazonense de Letras divulgou ontem o vencedor do Prêmio Literário Genesino Braga. Os autores do ensaio premiado são Manoel Roberto Lima de Mendonça, Roberto Souza de Mendonça (in memoriam) e Ed Lincon Barros da Silva.

O prêmio foi criado exclusivamente pela passagem do centenário de nascimento de Genesino Braga, autor de "Nascença e vivência da biblioteca pública do Amazonas", e comemorado no dia 6 de dezembro. Os autores do ensaio vencedor irão receber R$ 5 mil, além da inclusão nos programas editoriais da Academia, para futura publicação.

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no dia 7 (quinta-feira), às 20h, no salão azul da Academia Amazonense de Letras. Para a comissão de acadêmicos que avaliou os concorrentes, o trabalho considerado vencedor, sob o pseudônimo Trio Esperança, foi o que, de todos, mostrou um conhecimento da história da região, nos últimos cem anos, contextualizou a obra e a vida de Genesino Braga, além de demonstrar um trabalho de pesquisa em jornais e revistas, que favoreceu rica leitura sobre o homenageado, sua obra e sua época.

O prêmio contou com o apoio da Prefeitura de Manaus.

Registro da solenidade, ao receber o prêmio das
mãos da filha do homenageado, Ursulita Alfaia


Nenhum comentário:

Postar um comentário