CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, maio 22, 2021

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PARAIBANO

Na virada deste século, estava eu envolvido com a reabertura do IGHA (Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas), quando o congênere paraibano empreendeu um encontro regional. Ainda que nortista, entendi que deveria participar com a expectativa de avaliar a movimentação daquele instituto, que me parecia de igual proporção à agremiação amazonense.

Desse modo, em novembro de 2000, participei do I Encontro Regional de Institutos Históricos, na capital da Paraíba. Na Revista do IHGP, de maio 2001 nº 34, adveio o registro daquela reunião, cujo documento aqui segue compartilhado.

 

Mesa dirigente (à dir.) Roberto Mendonça

Encontro Regional de Institutos Históricos

 

Realizou-se nos dias 25 e 26 de novembro de 2000 o 1 Encontro Regional dos Institutos Históricos de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O evento ocorreu na sede do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, com a presença de delegações dos Institutos daqueles Estados.

Como a iniciativa do evento partiu do Instituto Paraibano, o I Encontro realizou-se em João Pessoa, sendo a maior delegação a de Pernambuco, que veio liderada por seu presidente José Luiz da Mota Menezes e constituída de Reinaldo Carneiro Leão, Maria Cristina Cavalcanti, Yony Sampaio, Fernanda Ivo, Luzilá Gonçalves Ferreira e Everaldo Azevedo Pontes. Do Rio Grande do Norte, compareceram o presidente Enélio Lima Petrovich e os associados Olavo de Medeiros Filho, Fátima Martins Lopes e, como convidado, o professor Augusto Guilherme Mesquintela Lima, da Universidade Nova de Lisboa, ora lecionando na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A delegação de Alagoas foi constituída por seu presidente, historiador Jayme de Altavila, e do vice-presidente Douglas Apprato, que vieram acompanhados de suas esposas. Também estiveram presentes o presidente do Instituto Histórico de Campina Grande, historiador Amaury Vasconcelos, do Instituto Histórico de Patos, jornalista José Romildo de Souza e do Instituto Histórico do Amazonas, o diretor Manoel Roberto Lima Mendonça.

Capa da Revista

 Os associados do Instituto Paraibano prestigiaram a solenidade de abertura do Encontro, registrando-se a presença do presidente Luiz Hugo Guimarães, do vice-presidente Dorgival Terceiro Neto, do secretário geral Adauto Ramos, da 1ª secretária Waldice Mendonça Porto, do diretor de atividades culturais Deusdedit Leitão e dos seguintes associados: Altamir Milanez, Balila Palmeira, Carmen Coelho de Miranda Freire, Diana Soares Galliza, Rosilda Cartaxo, Glauce Maria Navarro Burity, Péricles Vitório Serafim, Guilherme d'Avila Lins, Marcus Odilon Ribeiro Coutinho, Wellington Aguiar, José Octávio de Arruda Mello, Monsenhor Eurivaldo Caldas Tavares, Joacil de Britto Pereira e Flávio Sátiro Fernandes.

Durante o evento os presidentes dos Institutos participantes ofereceram um relatório sucinto de suas atividades durante o ano e trocaram experiências sobre a melhor forma de preservarem seus acervos históricos.

Várias comunicações foram feitas sobre recentes fatos históricos de cada Estado, cujos detalhes serão registrados nos Anais do Encontro a serem editados no começo do ano 2001.

Foi aprovada uma moção sugerindo ao Ministério da Cultura que o Projeto Resgate “Rio Branco” seja estendido para o resgate da documentação existente nos Institutos Históricos e Arquivos Públicos do país.

Foi eleita a cidade de Maceió (AL) para a sede do II Encontro, no início de abril vindouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário