CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, novembro 18, 2019

PMAM: SELEÇÃO DE SOLDADOS



Edital da PMEA circulado no Jornal
do Commercio (8 novembro 1969)
Na passagem do calendário, de apenas 50 anos. O edital para a seleção de soldados combatentes revela inúmeros detalhes: a Força Estadual ainda assinava como PMEA (Polícia Militar do Estado do Amazonas) e era titulada de Batalhão Amazonas, nomenclatura conferida pelo governador Arthur Reis (1964-67). Seu comandante era o tenente-coronel EB José Maury de Araújo e Silva, todavia, assinava como coronel PM.

A inscrição era realizada no CIM (Centro de Instrução Militar), na rua Dr. Machado, detrás da maternidade Ana Nery (hoje Balbina Mestrinho). Este quartel depois de várias modificações, agora abriga o CPM (Comando de Policiamento Metropolitano). O diretor do CIM era o major Laurindo Lopes de Souza, carinhosamente saudado por “lacerdinha”.

Vê-se que a corporação não exigia muito de seus candidatos (apenas masculino): deveria ter até 25 anos, regularizado no Exército, ter servido (1ª categoria) ou não (2ª), desde que possuidor de saúde. Escolaridade de – no mínimo – primário completo (equivalente ao 5º ano fundamental). Além de solteiro, estabelecia a altura de 1m65 (mínimo).

Para finalizar, lembro que a esta ocasião a Zona Franca de Manaus começava a concorrer com a PM. Até então, era esta quem “socorria” os mais inválidos, os sem profissão, apenas desejosos de um emprego. Assim, a procura pela PM era intensa, mas se observava que os incluídos estavam “de olho” nas vagas do Distrito. E, somente para efeito comparativo: aos ingressos do corrente período são exigidos: curso superior e CNH, entre outros predicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário