CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, novembro 17, 2019

CASA DA CULTURA: 50 ANOS


50 anos, no governo Danilo Areosa, foi projetada e construída Casa de Cultura em alguns municípios. O recorte de jornal (Jornal do Commercio, 7 novembro 1969) mostra a apresentação da maquete, idealização (acredito) do arquiteto Severiano Porto. já deviam estar em construção, pois a promessa do governo era entregá-las no final daquele ano.
Posso assegurar que a cidade de Itacoatiara recebeu a sua, pois, estive participando de algum evento no local. Não sei se ainda prospera, vou perguntar ao acadêmico Francisco Gomes, o “protetor” do patrimônio de Velha Serpa.

Maquete da Casa da Cultura (JC, 7 novembro 1969)
Em solenidade presidida pelo Secretário da Educação e Cultura, dr. Vinicius Câmara, estando presentes destacadas personalidades e a imprensa, foi exposta ao público ontem à tarde no hall da Biblioteca Pública do Estado a maquete modelo das “Casas de Cultura” que o Governo amazonense, através da Fundação Cultural, vai construir brevemente no interior, começando por Manacapuru e Itacoatiara.Falando na ocasião sobre a importância do empreendimento, disse  o Secretário Vinicius Câmara que as “Casas de Cultura” se constituíram de uma biblioteca, um auditório com cento e vinte lugares que servirá para conferência, recitais de músicas e poesia e montagem de peças de teatro, além de ser dotada também de apartamento para artista em trânsito.
Cada “Casa de Cultura” ocupará, cada uma, cerca de 300 metros quadrados e as duas primeiras serão construídas em ritmo acelerado, devendo ser inauguradas até o fim do corrente ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário