CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, novembro 23, 2019

FRANCISCO MALHEIROS


Não sei se estou embolando o meio de campo. Seguinte: ouvi muito falar de Francisco Malheiros, que fora fundador da Rádio Tropical, a primeira FM da capital, com estúdio na rua José Paranaguá, após o cruzamento com a avenida Joaquim Nabuco. Eu residia na Praça Ribeiro Junior, um logradouro ali próximo, então existente nos fundos do quartel da Polícia Militar.
Com a evolução da radiofonia local, esta emissora foi transferida para o Aleixo (na rua do Garajão), agora com a denominação de Cidade (FM 99,3). Quem lembra do slogan: “se a Tropical não deu, nada aconteceu!”
Em dias passados, catando subsídios em jornais de antanho, encarei a publicação que abaixo compartilho. Confesso que fiquei aturdido com a descrição, parecendo-me estapafúrdia, porém... fica o registro.

Jornal do Commercio,
13 novembro 1969

Dr. FRANCISO MALHEIROS
Cientista Amazonense  

Faz anos na data de hoje o cientista amazonense, de renome universal, dr. Francisco Malheiros cientista dotado de uma bondade invulgar, coração humilde, singelo nas suas atitudes, sereno nos seus pensares, regula sua inteligência para todos aqueles que o procuram.
Tem se dedicado nestes últimos tempos a diversas curas das terríveis enfermidades, que assolam o mundo inteiro dia a dia e não se cura, só vemos grandes vigaristas, na maioria alcunhados de “cientistas”, ganharem o tal prêmio Nobel. Chama-se a isso política do mais forte. É o que está acontecendo atualmente nesse tal prêmio Nobel, política de uma nação para outra.
Aí não existe ciência, existe o tal apadrinhado. Nosso cientista há uns vinte anos concorre ao tal Prêmio Nobel com uma das suas fórmulas extraída da flora amazonense, que é tão poderosa, ao mesmo tempo curar câncer e a leucemia.
O nosso cientista, porém, depois de receber a confirmação e mandarem buscar a sua biografia, dizendo que o seu preparado havia sido aprovado, até agora nenhuma notícia mais teve. Assim como as moscas “tsé-tsé” continuam a matar os infelizes pretos na África, assim também nós brasileiros nunca poderemos ganhar porque não sabemos bajular uma fórmula falsa por uma verdadeira, e é o que fazem atualmente os “cientistas vigaristas”, enquanto as doenças continuam. O nosso cientista não poderá ganhar nunca porque só prevalecem o “quatro grandes”, os cientistas dos países pequenos ficam esquecidos, o que eles fazem não é levado em conta.
Desejamos muitos cumprimentos ao feliz aniversariante, cientista dr. Francisco Malheiros, e a continuidade nos seus estudos para o bem da humanidade sofredora e em honra da terra que deu o berço – o Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário