CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, novembro 07, 2019

POSSE DO QUARTEL EM PETRÓPOLIS



Agora, abrigando o comando-geral da Polícia Militar do Amazonas e outros tantos departamentos e diretorias, este quartel foi ocupado em 7 de novembro de 1971. São passados 38 anos, desde que o saudoso tenente-coronel Flavio Augusto Rebello e o major Mael Rodrigues de Sá, comandante e subcomandante, pela ordem, do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), desembarcaram naquele bairro.

Na reserva, coronel Flavio
Aquela OPM possuía cerca de trezentos homens, portanto, era um diminuto efetivo para tão enorme edificação. Viaturas reduzidas, com destaque para o caminhão de transporte de tropa, apelidado de “espinha de peixe”, devido sua extravagante construção.
O bairro sem estrutura, apenas uma linha de ônibus para atender a população e os bravos policiais. A comunicação era realizada por telefone fixo e um primitivo rádio Motorola.

Havia espaço para tudo, inclusive o campo de futebol, ainda agora utilizado, bem elástico. E foram se chegando as Unidades criadas à época, lembro da Companhia de Guardas, do Centro de Formação de Praças, Banda de Música, mais adiante, o Canil. Até que ocorreu a transferência do Comando-Geral para o local que lhe havia sido destinado. Aconteceu em 2002, porém, não se encontra bem instalado, pois a quantidade de “penduricalhos” lhe tira o brilho e a dignidade.

Enfim, esta obra saiu da prancheta do arquiteto Severiano Mário Porto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário