CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, novembro 25, 2019

PMAM: MARCHA PARA ITACOATIARA

Recorte de A Crítica, 28 novembro 1969

A Polícia Militar do Estado, às quatro horas de hoje, seguiu rumo à Granja Castelo Branco no quilometro 96 da Manaus-Itacoatiara, para iniciar a jornada de marcha diurna e noturna até o marco da inauguração da estrada Torquato Tapajós [em Itacoatiara].
Conforme afirmou o major Câmara, comandante do pelotão, a finalidade da marcha é exercitar oficiais e praças em deslocamentos longos, sobrevivência na selva e adestramento quanto ao vigor físico, a fim de colocá-los em condições de enfrentar problemas atuais dessa natureza. As instruções serão ministradas pelos tenentes Ilmar [Faria], [Mael] Sá e Osias [Lopes] que têm curso de Guerra na Selva.

Durante o trajeto, serão distribuídos remédios para os moradores que vivem ao longo da estrada e na cidade de Itacoatiara, adquiridos na [secretaria de] Saúde, drogarias e representações.
A tropa que marcha sob o comando do Major Câmara recebeu ordem de embarque nas viaturas às quatro horas da manhã, com a finalidade de iniciar a marcha às oito horas do quilômetro 96, perfazendo nesse primeiro dia cerca de 28 quilômetros ao chegar ao 124.
A marcha, a encerrar-se no dia 4 de dezembro será totalmente pela estrada, e até o término terá uma base de 25 quilômetros diários, com paradas para instruções.

INSTRUÇÃO
Os exercícios que serão praticados pelos trinta e dois integrantes da marcha, versarão sobre guerra na selva de uma maneira geral, destacando doenças tropicais, armadilhas, sobrevivências e outros tópicos importantes. Essas aulas serão dadas dentro do mato, a fim de que os participantes sintam a realidade do modo de vida no mato, e serão ministradas por oficiais que tenham curso Guerra na Selva.
Após as instruções e as marchas diurnas, é que o major Câmara resolverá a noturna, o que irá influenciar muito nessa decisão será o estado e a moral da tropa.

DISTRIBUIÇÃO  
O percurso da marcha (170 quilômetros) servirá também para a distribuição de medicamentos aos moradores que vivem ao longo da estrada Torquato Tapajós e na própria cidade de Itacoatiara, onde pretendem deixar os nomes dos participantes da jornada.

VOLTA
O final da marcha dar-se-á no dia [?] quando chegarão no quilometro 286, retornando no dia 6, às 12 horas. É pensamento do comando da Polícia fazer um emblema com a finalidade de entregar aos participantes da marcha.
 
Detalhe da Marcha da Sobrevivência (O Jornal, 11 outubro 1970)
NOTAS DO POSTANTE
·        Este treino, primeiro realizado na corporação, foi realizado em porfia ao adestramento que o CIGS proporcionava, como o celebrado Curso de Guerra na Selva.
·        A largada, como se viu na informação jornalística, aconteceu na Granja no Km 96. No ano seguinte, houve a repetição desse exercício, intitulado de Marcha da Sobrevivência, e a saída ocorreu no quartel da Praça da Polícia.
  • Alguns oficiais da PMAM já haviam concluído este curso, de forma que foi simples ao então major Pedro Câmara, fascinado pela cidade de Itacoatiara, organizar a Marcha.
  • A Granja Castelo Branco perdeu sua finalidade, mas o edifício, construção em madeira, inspiração do arquiteto Severiano Porto, ainda se encontra no Km 96, integrante do município de Rio Preto da Eva. Curiosamente, a “granja”, servindo de abrigo para terceiros, foi rebatizada de coronel Mael Sá, que integrou essa Marcha, ainda tenente.
  • A estrada Torquato Tapajós ainda estava em fase de conclusão, quase toda sem asfalto; além desse desconforto, a ultrapassagem do rio Urubu, em duas localidades, era realizada em balsa movida a força humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário