CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, novembro 27, 2019

NOTÍCIAS DE 1969


Duas gratas lembranças cinquentenárias, ambas em A Crítica

No Sim & Não (de 26 novembro 1969), observar a postura do jornalista moço Aldísio Filgueiras, atual membro da Academia Amazonense de Letras.
No texto sobre a Cidade Universitária (de 27 novembro 1969), vemos a figura do engenheiro Nelson Porto, que foi diretor da Faculdade de Engenharia nos primeiros momentos daquela escola de ensino superior.
Aldísio Filgueiras (à esq. assinalado)

SIM E NÃO
Para uma visita a Manaus, onde veio rever amigos que conquistou durante o último Festival de Cinema, chegou ontem do Rio a atriz Isabela, figura principal das películas “Proezas de Satanás”, “Na Vila de Leva e Traz”, “Capitu” (*), “O Bravo Guerreiro” e de tantas outras que a tornaram conhecida do público brasileiro. Isabella mostrava-se alegre ao desembarcar no Aeroporto da Ponta Pelada, tendo sido recebida por um grupo de amigos e admiradores. Na próxima semana, ela começará a trabalhar na novela para TV “Verão Vermelho”.

(*) Capitu - filme brasileiro de 1968, dirigido por Paulo Cesar Saraceni e baseado em Dom Casmurro, de Machado de Assis. Seu roteiro foi escrito por Paulo Emílio Sales Gomes e Lygia Fagundes Telles. No elenco, Isabella Cerqueira (Capitu), Othon Bastos (Bentinho) e Raul Cortez (Escobar), entre outros.

A Cidade Universitária
Já estão praticamente concluídos os alicerces dos três primeiros prédios que comporão a Cidade Universitária, na rodovia do Contorno [atual avenida Rodrigo Otávio]. Os edifícios se destinam a Faculdade de Engenharia e aos Institutos de Física e Química da Universidade do Amazonas, tendo o Magnifico Reitor [Dr. Jauary Marinho] visitado as obras à noite de anteontem, em companhia do professor Nelson Porto [engenheiro e filatelista, fundador do Clube Filatélico do Amazonas] e de diretores de outras escolas superiores e assessores.
Nelson Porto (à  esq. de óculos
escuros, camisa clara).

De acordo com que o andamento das obras indica, o próximo ano letivo da Faculdade de Engenharia já está (sic) iniciado na nova sede, meta por cuja concretização a UA [Universidade do Amazonas] vem trabalhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário