CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, novembro 18, 2019

AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA, EM MANAUS


Mais um cinquentenário registro, dessa vez a visita do professor Aurélio Buarque de Holanda (1910-89), autor do conhecido “dicionário do Aurélio”, à cidade de Manaus. Fato ocorrido em 17 de novembro de 1969.
Aurélio Buarque Holanda
Veio à convite da Academia de Letras do Amazonas, sob a presidência de Djalma Batista, para uma série de palestras sobre sua especialidade. Sua vinda deve ter lhe produzido outra satisfação, a de cunho familiar, pois sua esposa Marina Baird Ferreira (1922-2015) era “amazonense”, segundo firma a publicação jornalística, todavia, em breve consulta à internet recolhi que ela nasceu em Belém do Pará.  Enfim, Aurélio, registra a mesma fonte, era primo do compositor Chico Buarque de Holanda.

 
Recorte do Jornal do Commercio, 18 de novembro de 1969

Para proferir uma série de cinco conferências sobre Poesia, na sede da Academia de Letras, chegará a Manaus o Professor Aurélio Buarque de Holanda, da Academia Brasileira de Letras. Filólogo, antologista e dicionarista de renome; autor de importantes obras de crítica, de ensaio, de antologia e filológicas; entre as quais o “Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa”, já na 12ª edição.
Especialmente convidado pelo Silogeu amazonense, o Professor Buarque de Holanda desenvolverá em suas conferências o tema: Poesia - Cecilia Meirelles, generalizando o gênero em suas evolução e conceituação.
A série de conferência terá início hoje à noite na sede da Academia; às vinte e meia horas, prolongando-se até sábado. As inscrições para o Curso poderão ser feitas na secretaria da Faculdade de Filosofia e; à noite, na secretaria da Academia de Letras, estando das mesmas encarregado o sr. Arnaldo Rosas Filho.

O Professor Buarque de Holanda, que será saudado na Academia pelo acadêmico João Chrysostomo de Oliveira, vem ao Amazonas pela primeira vez e se faz acompanhar de sua esposa, dra. Marina Baird Buarque de Holanda (foto), que é amazonense, filha de tradicional família de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário