CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, abril 23, 2018

DIA DE SÃO JORGE

Imagem existente no
Palacete Provincial

A festa de hoje homenageia ao santo padroeiro do bairro de São Jorge. Na postagem abaixo, compartilhada do jornal Em Tempo (23 abril 1988), vai um pouco da história deste subúrbio. Vai contada pelo ex-vereador Edmilson Fumaça e pelo saudoso pai-de-santo João de Castro.
Desejo, no entanto, lembrar respeitável personagem dessa epopeia: o primeiro vigário da paróquia, padre Luiz Ruas (1931-2000). Ordenado padre em 1954, a partir do ano seguinte abraçou a cruzada católica em prol da criação da paróquia, que somente aconteceu em 1957. Apesar de inexistir local próprio para o culto religioso, há registro de que a primeira missa aconteceu em uma casa na rua 18 de Setembro. Desse modo a igreja aconteceu, entronizando a imagem de São Jorge.
Muito depois, a igreja “atravessou” a rua, ou seja, foi reconstruída em frente à primeira, porém na outra margem, já em outra artéria. Quando houve um movimento para homenagear este sacerdote, batizando com seu nome a nova artéria, ele preferiu transferir a homenagem à sua mãe, hoje a rua se chama Emília Ruas.    


Recorte da reportagem do citado periódico
 Ano de 1956, dia 23 de abril, o então governador do Estado do Amazonas, Plínio Coelho, é convidado para o batizado de algumas crianças numa localidade de Manaus. Lá chegando, após percorrer uma estrada de chão, aberta pelos moradores com suas próprias mãos, o governador inaugurou um novo bairro na cidade: o bairro de São Jorge, em homenagem ao santo comemorado nesse dia.
O local dos batizados recebeu o nome de rua dos Batizados, hoje mudado para rua Amaral dos Santos. E é exatamente aí, nesse mesmo endereço, que vai acontecer hoje uma grande festa em comemoração aos 32 anos de fundação do bairro. A festa está sendo organizada por dois dos mais antigos moradores de São Jorge: o pai-de-santo João de Castro e o vereador Edmilson Fumaça, juntamente com a colaboração do governo Amazonino Mendes.
As comemorações, na verdade, se iniciaram, ontem, quando por volta das 20 horas, o pai João começou a rufar os tambores no seu terreiro, Cabana Preto Velho. "Esta é a minha homenagem, como pai-de-santo que sou, ao bairro que eu vi nascer e ajudei a fundar. Mas eu queria lembrar também que isto não é uma festa da umbanda. A minha homenagem, através da umbanda, eu já fiz ontem, no meu terreiro. A festa na rua quem está fazendo é o cidadão João de Castro, e não o pai-de-santo".
João de Castro, 64 anos, vive na região de São Jorge, há 34 anos, mais tempo que a própria idade do bairro. Lá, ele foi presidente do Atlético Paroquial São Jorge, presidente do Clube São Jorge, delegado das terras, dividindo os lotes para os moradores.
Segundo ele mesmo diz, "sempre fui uma pessoa católica, tenho, inclusive, 214 afilhados batizados na Igreja Católica. Só me converti à umbanda, porque, com o tempo, descobri que precisava desenvolver o meu grau de médium, mas continuo sendo católico".
E foi na época em que ainda não havia descoberto seu grau de mediunidade, em 1956, que João de Castro, junto com os outros moradores, construiu a primeira igreja do bairro. "Essa igreja custou para a gente 15 contos de réis", explicou pai João. Ainda em 56 foram inauguradas a primeira escola, Zulmira Bittencourt e a delegacia do bairro. 
Ainda recorte do mesmo jornal
A FESTA
 São Jorge, ou Ogum Beira Mar, o santo guerreiro que defendeu a religião católica até mesmo contra dragões, será muito homenageado pela passagem de seu dia. A partir das 17 horas, um carro com a imagem do santo guerreiro percorrerá todas as ruas do bairro, que leva seu nome, se deslocará até o local de fundação do bairro, para, a partir das 19 horas, prestar sua homenagem aos mais antigos moradores ( pessoas que colaboraram com o seu desenvolvimento e progresso: o governador Amazonino Mendes, em especial, por sua atuação quando ainda prefeito de Manaus, o vice-governador Vivaldo Frota, o deputado Ezio Ferreira, Domingos Leite, diretor do GTOE (Grupo de Trabalho de Obras Emergenciais), o deputado estadual Josué Filho e o vereador Edmilson Fumaça, filho ilustre do bairro.
Faremos uma homenagem especial também ao meu pai, Abraão Moreno de Araújo, falecido há 3 meses, que ajudou a fundar nosso bairro, deixando aqui suas sementes plantadas, na esperança de que deem bons frutos. Pretendemos homenagear ainda cerca de 60 antigos moradores, com a entrega do título "Cidadã0 do Bairro'', acompanhado de uma imagem de nosso santo padroeiro. Entre eles, estão a primeira rainha do arraial da igreja de São Jorge, D. Waldira, e o primeiro padre, padre Ruas, explicou Fumaça.
Segundo o vereador a festa será muito bonita e grandiosa. "Foram compradas mais de 50 dúzias de fogos de artifício (que começarão a ser soltos a partir das 6 horas da manhã, com outra sessão, ao meio-dia, outra às 6 da tarde, e a última, durante a festa, que começa às 19 horas e vai prosseguir até a hora que o povo quiser, porque o bairro de São Jorge merece tudo isso e muito mais", completou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário