CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, abril 18, 2018

AGNELLO BITTENCOURT

Folha de rosto do livro
A publicação do Jornal Cultura pertencia à Secretaria de Estado da Cultura. Na edição de julho-setembro de 1975, nº 14, encontra-se o texto transcrito abaixo, sobre o saudoso professor Agnello Bittencourt. 


AGNELLO BITTENCOURT,
HISTORIADOR AMAZONENSE E AMAZÔNICO

Professor Haroldo Valladão (para o Jornal Cultura)

O professor Agnello Bittencourt, nascido em Manaus a 14 de dezembro de 1876 e falecido aqui no Rio em 19 de julho de 1975, pouco antes de completar 99 anos de idade, era nosso sócio honorário desde 31 de agosto de 1948.
E possuía, para sê-lo, todos os títulos, pois foi notável cultor em pesquisas e exposições, amplas e permanentes, até dois anos atrás, da geografia e da história do seu Estado, do Amazonas.
Inicialmente professor primário e, depois, professor titular por concurso público, obtendo o primeiro lugar da cadeira de Geografia Geral e Corografia do Brasil, do Ginásio Amazonense D. Pedro II (depois Colégio Estadual do Amazonas desde 14 de dezembro de 1905), aposentou-se, pela compulsória em 1946, com cinquenta e dois anos de magistério, totalmente dedicados à sua especialidade.
Exerceu, ainda, a cátedra de Geografia Comercial e História das Indústrias do Comércio, da Escola de Comércio “Solon de Lucena”, municipal, de 1912 a 1946.
Produziu, continuamente, livros, artigos muitíssimos, memórias, conferências, teses, em Congressos de História e de Geografia, numa identificação total, insuperada, com o espaço, o tempo e a gente do seu berço.
Representou o Estado nos 6º, Belo Horizonte, 1919; 8º, Vitória, 1922; 10°, Rio de Janeiro, 1944; Congressos de Geografia, no último recebendo homenagem pelo seu trabalho "Perfil do Homem da Amazônia". Seria, assim, sócio correspondente e depois honorário, 1950, da Sociedade Brasileira de Geografia.
Um dos fundadores, depois Secretário Perpétuo, afinal presidente várias vezes e, afinal, Benemérito, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, e, ainda, fundador do famoso Museu do Instituto. Também sócio honorário do Instituto do Ceará e correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, do Instituto Histórico da Bahia, do Instituto Geográfico e Etnográfico de Alagoas.
Edição comemorativa
A sua bibliografia é admirável pela largueza e profundidade dos temas geográficos e históricos versados, desde obras clássicas, qual a Corografia do Estado do Amazonas (Manaus, 1925), até monografias e trabalhos avulsos, como A Abolição da Escravatura no Amazonas, 1917; O Regime das Águas no Amazonas, 1920; Bacias do Purus e do Madeira, 1926; Cinquentenário do Teatro Amazonas, 1946; Rio Negro, povoamento e fixação demográfica em o Estado do Amazonas, 1948; Manaus, sua Origem e Desenvolvimento, 1948; Notas Hidrográficas sobre Navegação no Rio Amazonas, 1949; Esboço para um Perfil da Amazônia, 1950; Aspectos da Pesca na Amazônia, 1950; Bacia Amazônica — Vias de Comunicação e Meios de Transporte, 1957; Navegação do Amazonas e Portos da Amazônia, 1959; Mosaicos do Amazonas e Plantas e Animais Reminiscência do Ayapuá (Ensaio de uma sociologia rural), 1966; Bizarros do Amazonas, 1966.
Destaque-se o importante trabalho, Divisão Administrativa e Judiciária do Estado do Amazonas, 1944/48, de fixação de limites municipais e distritais, cada município com um quadro discriminativo, que deveria servir de modelo para os nossos outros Estados.
Mas essa sua bibliografia, da qual referi apenas alguns elementos, é autenticamente amazônica, vasta e infindável, na substância, no espaço e no tempo. Abrange tudo, em todo aquele território liquido da pátria, ontem, hoje e amanhã.
Veja-se que a bibliografia do nosso maravilhoso confrade ultrapassou, realmente, o tempo...
Em 1969, com noventa e três anos, nos dá duas obras magnificas: Fundação de Manaus: Pródromos e Sequências, ilustrada, e o Homem Amazonense e o Espaço, e em 1973, com noventa e sete anos, publica esse excelente Dicionário Amazonense de Biografias, que se abre com o dito ciceroniano: “Gratius debet esse, qui accepti beneficiorum”, e o oferecimento à “colendas entidades”, que tanto honrou, em primeiro lugar colocando este Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
Se, como temos dito, o segredo da independência e da profundidade é a limitação, Agnello Bittencourt realizou o milagre de ser limitado e profundo no ilimitado, no estudo da nossa Amazônia.
Não concluiremos o seu panegírico sem citar a sua grandiosa mensagem, contida no livro de 1969, O Homem Amazonense e o Espaço: “A Amazônia Brasileira, para viver e progredir não precisa e não aceita internacionalizações em suas terras. Dispensa o Oceano. O Rio Amazonas é um símbolo. Sua correnteza, sacudindo o Atlântico a 300 milhas do seu estuário, quer dizer alguma coisa”.
Glorificamos esse grande brasileiro, esse insigne amazonense e amazônico, “par droit de naissence et par droit de conquête”, que tanto honrou a nossa cultura geográfica e histórica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário