CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, abril 17, 2018

PMAM - ANIVERSÁRIO

Parece estranha esta postagem, afinal a Polícia Militar Estadual possui quantos anos de existência? Pois, ainda no início deste mês comemorou o 181º aniversário. Contudo, ela carrega duas datas de criação, a primeira, já resignada, ocorria em 3 de maio, contada de 1876. Daí a idade afixada na reportagem: 89º aniversário.
A segunda data consolidou-se a partir de 1972, tomando por base as Instruções de 1837, razão da idade atual.
Em 1965, o governador Arthur Reis prestigia aos festejos da corporação de Candido Mariano, dando-lhe a denominação de Batalhão Amazonas. E o retrato do aludido comandante da tropa sobre Canudos, fixado no Salão de Honra, parece ter desaparecido.
Neste local, foi realizada a foto que ilustra esta publicação, retirada do Diário da Tarde (3 maio 1965).

Recorte do Diário da Tarde, Manaus, 3 maio 1965

POLÍCIA MILITAR FEZ 89 ANOS  

Consoante noticiou o DIÁRIO DA TARDE de ontem, 2ª edição, a Polícia Militar do Estado completou 89 anos de serviços prestados ao Amazonas. Numerosas cerimônias foram levadas a efeito no Quartel da corporação destacando-se a inauguração do retrato do tenente-coronel Cândido José Mariano, que comandou a PM na Guerra de Canudos, seguido do coquetel, de cujo ato é o flagrante vendo-se (da esquerda para a direita) o prof. Crisólogo Gastão de Oliveira (subchefe da Casa Civil do Governador), coronel José Nardi de Souza (comandante da Polícia Militar do Estado), coronel Temistocles Trigueiro (chefe da Casa Militar do Governador), governador Arthur Reis, coronel Luiz de Almeida Ribeiro (comandante da 29ª CR) e o comandante Gilberto Ferraz da Silva (Capitão dos Portos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário