CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, abril 10, 2018

CLUBE FILATÉLICO DO AMAZONAS



Nelson Porto, 2003
No início dos anos 1980 ingressei no colecionismo, acabando por frequentar o Clube Filatélico, então reunindo-se na agência central, situada no cruzamento das ruas Marechal Deodoro com Teodoreto Souto. Era o tempo da comunicação por escrito, que gerava a fartura de selos e cartas, indo e vindo. De selos valorizados porque raríssimos – os Olhos de Boi, por exemplo. Tanto movimento, que permitiu ao presidente Nelson Porto manter uma coluna dominical sobre filatelia no Jornal do Commercio.
Da Marechal, a filatelia passou à agencia da Praça do Congresso, onde aos sábados a turma se reunia em volta do “eterno” presidente Nelson Porto, cargo ocupado até seu falecimento.
Então a comunicação foi rapidamente mudando, deixando de lado os impressos e escritos para acompanhar a evolução da telefonia. Assim, foram sumindo tanto os colecionadores quanto os jovens que, sem atrativos, não se aventuravam a tanto.
Os embaraços financeiros dos Correios levaram esta repartição a tomar medidas extremas que definharam por completo, refiro-me a Manaus, a Filatelia. Bem que o atual presidente Jorge Bargas se esforça, mas não há sequer local para adquirir ou permutar selos e afins.

Abaixo, a nota histórica da inauguração do Clube Filatélico, postada em O Jornal (15 outubro 1969).

Recorte de O Jornal, 15 outubro 1969
FOI fundado no dia 11 do corrente o Clube Filatélico do Amazonas, órgão principal da filatelia em nosso Estado. A primeira diretoria foi eleita no dia da reunião de inauguração, sendo constituída de elementos ligados diretamente à filatelia no Amazonas, os quais por ocasião da solenidade de posse prometeram desenvolver intensivamente aquela arte na capital com ramificações para o interior.

DIRETORIA
A primeira diretoria do Clube Filatélico do Amazonas segundo fomos informados ficou assim constituída: presidente:  Dr. Nelson Ribeiro Porto; vice-presidente: Sr. Manuel Lucas Batatel; 1° secretário: Ubirajara Almeida; 2º secretário: Dr. José Joaquim Marinho; 1º tesoureiro: Sr. Wagner Vieira; 2º tesoureiro: Sr. Fernando Mara nho: 1º diretor de permutas: Dr. Mário Xavier; 2º diretor de permutas: Dr. Emílio Garibaldi.
A solenidade de fundação do Clube Filatélico do Amazonas contou com as presenças de destacados filatelistas do nosso Estado, sendo realizada no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, cuja sede foi gentilmente cedida pelo professor Rui Alencar, diretor daquela entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário