CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, novembro 14, 2022

VINICIUS RUAS (1924-2022)

 Conheci este artista (dos pincéis e do tatame) através da Internet, depois que publiquei sobre o saudoso padre-poeta Luiz Ruas (seu primo); no contato ele me enviou o endereço e a convocação para uma conversa. Era um sítio em Niterói, cercado com lembranças de Manaus, onde ele nascera, filho do artista Branco Silva. Também foi pelas redes sociais que conheci seu falecimento, dia 11, aos 98 anos.

Tela intitulada "Careiro"


Foram ao menos três visitas ao tapiri do Sensei 8º Dan, e mestre dos pinceis e tintas, com muitas histórias para contar. Mostrou-me os seus arquivos, fotografei o quanto pude e já compartilhei neste Blog. Por fim, presenteou-me um quadro que recria uma cena clássica de nossos igarapés, dedicando a este "historiador" com sua autoridade de Doutor acadêmico. Fecha-se assim o ciclo da família de Branco Silva. 
Até a eternidade, Vinicius.

Transcrevo parte da notificação da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro:
 

Nota de pesar

falecimento do Sensei Vinicius Ruas

 2  Diano Massarani  0 comentários

A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro informa, com grande pesar, o falecimento, aos 98 anos, do Sensei Vinicius Ruas Ferreira da Silva, kodansha 8º Dan. Um homem admirado por ter sua trajetória confundida com a própria história do judô e do jiu-jitsu no Brasil.

Com 14 anos, em 1938, Vinicius Ruas começou a praticar as artes marciais em Manaus, com o japonês naturalizado brasileiro Antônio Soshihiro Satake, que ao lado do Conde Koma, foram os grandes discípulos da segunda geração da Kodokan responsável por espalhar a “arte do Caminho Suave” pelo mundo. Satake é considerado por muitos o primeiro japonês a abrir uma academia de Judô/Jiu-jitsu no Brasil, o Atlético Clube Rio Negro, na capital do Amazonas. Vinicius Ruas é um dos principais e mais respeitados discípulos do mestre Satake.

Se mudou para o Rio de Janeiro onde se dedicou a repassar tudo que havia aprendido. Ligado ao Clube Sion até o final de sua vida, também foi presidente da FJERJ. É Doutor em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde, em 2013, foi nomeado Professor Emérito por sua vida atuando, principalmente, no Judô Infantil e pelas características particulares de sua forma de ensinar. Também por isso, foi convidado a ministrar palestras em diversos locais, como a Universidade do Porto, em Portugal.

Um verdadeiro artista dos tatames e do ensino, não foi apenas à arte do Caminho Suave que Vinicius Ruas se dedicou. Filho do artista plástico Branco Silva e primo de falecido padre-poeta L. Ruas, em seu sítio, em Niterói, deixou vir à tona a veia de artista plástico, como no quadro abaixo.

O legado nas artes de combate foi repassado a Marco Ruas (filho do primo de Vinicius, mas considerado um sobrinho do sensei), segundo brasileiro a ser campeão do UFC e famoso por ter fundado a equipe Ruas Vale Tudo e o conceito de cross-training, que preconiza que para se manter no topo do MMA é necessário se aperfeiçoar em várias modalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário