CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, novembro 24, 2022

PMAM: SEUS PRIMÓRDIOS (13)

 Acerca da evolução da Polícia Militar do Amazonas no período provincial, compartilho novo tópico do pretendido livro Guarda Policial (1837-1889).

Guarda Nacional local

Como se pode notar, o problema da segurança pública afligia sobremodo os primeiros presidentes, os quais, sobretudo desprovidos de recursos financeiros, não possuíam solução: de um lado, o Exército deficientíssimo e, de outro, as Guardas parciais em frangalhos. Na véspera do Natal de 1853, no entanto, o presidente Ferreira Pena sancionou uma lei organizando a Guarda Nacional na capital. Para isso, recorreu ao disposto no art. 48 da Lei 602/1850 (reorganizadora da Guarda Nacional do Império).

Uniformes da Guarda Nacional

Porque fosse de sua competência nomeou os oficiais precisos, indicados pelo comandante do 1º batalhão de infantaria de Guardas Nacionais da capital e do próprio Comandante Superior desta corporação. Exponho na relação seguinte os oficiais aproveitados da Guarda Policial.

• Estado-Maior

Quartel-mestre – tenente Joaquim Pereira da Mota

• Comandante Companhia (capitão)

2ª Companhia – alferes Leonardo Ferreira Marques;

3ª Companhia – alferes José Casimiro Ferreira do Prado;

4ª Companhia – tenente João Marcelino Taveira Pau Brasil; e

6ª Companhia – capitão João Cardoso de Araújo Rozo.

• Subalternos – (tenente, um por Companhia)

2ª Companhia – alferes Sabino Antonio Brandão; e

6ª Companhia – tenente Manoel José de Faria.

• Subalternos – (alferes, dois por Cia)

3ª Companhia – alferes Joaquim Bruno de Souza.

• Companhia avulsa da Reserva - tenente Antonio José da Trindade Barroso

A relação dos novos oficiais estava chancelada pelo ajudante de ordens do Comandante Superior, major Francisco Antonio Monteiro Tapajós, irmão de Torquato Tapajós. Contudo, devido a inexistência de diário oficial na ocasião, a publicidade veio a lume no jornal A Estrella do Amazonas, de 4 de janeiro seguinte.

1854

Dissolução da GP de Manaus

De acordo com a Portaria de 2 de janeiro, publicada em A Estrella..., primeiro jornal circulado em Manaus, datada de 28 do mesmo mês, a presidência notificou a dissolução da Guarda Policial dos municípios da capital e de Silves, em decorrência da organização da Guarda Nacional local. Desse modo, fica registrada a existência de uma Guarda em Manaus, sem data de implantação, nem sua constituição, enfim, sem qualquer registro histórico.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário