CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, novembro 17, 2022

PMAM – BANDA DE MÚSICA (I)

 Acerca do salão de ensaio e dos espaços ocupados pela Banda de Música em quartéis da Polícia Militar do Amazonas, escrevi este capítulo para um pretendido livro sobre esta corporação musical.
 

AQUARTELAMENTOS & SALÃO DE ENSAIO

 

Antigo quartel da Praça da Polícia, onde a
Banda de Música ocupava a sala limitada
pela três janelas do térreo

A fim de melhor expandir este tópico, reitero: quando do surgimento da Banda em meado de 1893, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) já ocupava o quartel da Praça da Polícia. Ainda com a estrutura bem acanhada, bem provincial, mas certamente capaz de acomodar o reduzido Corpo Policial, nele inserido o ofício musical. O prédio adquirido pelo governo provincial e herdado pela cidade serve atualmente de sede ao Palacete Provincial. É fácil, portanto, imaginar a arquitetura ocupada pela Polícia Estadual. Olhando-se de frente, a partir da direita, contando-se três janelas, tem-se o primitivo Palacete Garcia, que existiu até 1895, quando o governador Eduardo Ribeiro inaugurou a expansão conhecida.

Isso dito, é fácil concluir que a partir da expansão a Banda de Música dispunha de uma sala adequada para os ensaios e para a guarda do instrumental. Mesmo que duas Bandas tenham servido à corporação, o número desses artistas (ainda incerto) não era expressivo. Como se reconhece, um mesmo regente ocupava a direção dos dois conjuntos, enquanto estes existiram. E não foram por muitos anos.

A decadência estadual em função da bancarrota da borracha também quebrou a Força Estadual e sua corporação musical. Disso resultou a redução do número de policiais e, desse processo, tornou o aquartelamento bastante espaçoso. Era desse modo que a Banda prosseguia ensaiando no quartel da Praça da Polícia. Tamanha extensão no local possibilitou ao governo estadual, encampando o serviço de Bombeiros, abrigar este no mesmo quartel, ao findar dos anos 1910. Em 1924, a Rebelião de Ribeiro Junior apoderou-se do Palácio do Governo e do quartel da Praça, porém, somente transmudou a denominação da Polícia Militar. Tudo persistiu como dantes no quartel do capitão PM Martins da Silva, galgado ao posto de coronel pelo Governador Militar.

A ditadura de Vargas extinguiu a Força Policial do Amazonas, no final de 1930. Sem dúvida, a música atravessou o ritmo ao perder o local de trabalho, a sala de ensaio e, pior, o soldo. Os músicos, que não se retiraram de Manaus ou assumiram outros empregos, como um bando, seguiram tocando para sustentar a si e aos familiares. Contam as pontes de Manaus que estes se apresentavam até nas esquinas, daí a alcunha granjeada: “banda dos abandonados”.

Decorridos seis anos, a Força Policial foi restaurada. Consolidado o decreto governamental, o comandante da corporação, entusiasmado ao extremo pela venturosa conquista, deu-se conta de que não possuía quartel. O da praça transmudara-se em Escola Normal e Grupo Escolar Barão do Rio Branco. Restava somente a Invernada, espaço localizado na Praça 14 de Janeiro, onde funcionara a cavalaria e, em razão disso, era conhecido por “Piquete”. Ponto de referência: área da Maternidade Balbina Mestrinho e do, em nossos dias, quartel do CPM (Comando do Policiamento Metropolitano), que já foi da Rádio Patrulha, do 4º BPM e outros quejandos.

O jeito manauara, todavia, funcionou para aquartelar os policiais, tão reduzidos por ocasião dessa restauração. O comando da corporação ocupou o quartel do Corpo de Bombeiros, então funcionando na avenida Sete de Setembro. Lembro que este edifício foi ocupado por estes abnegados até o ano de 1974 e que, atualmente, o prédio arruinado encontra-se bloqueado por tapumes, em vias de desmoronar.

Diverso do quartel da Praça da Polícia, o da avenida Sete era bastante acanhado para o efetivo que foi obrigado acolher. Por isso, não tenho como assegurar que a Banda ali se instalou e, pior, se pode ensaiar, mesmo que precários fossem os músicos. Dois anos adiante, porém, o quartel da Praça foi parcialmente liberado, quando o Grupo Escolar foi transferido para a avenida Joaquim Nabuco, onde ainda se encontra. A tropa da Polícia, então, retornou ao térreo do velho “ninho”, com a atravancada situação de que o salão superior seguia tomado pelas normalistas. Como ensaiar? Sem perturbar as alunas da Escola Normal? Não há informação. Apenas conjecturas.

Músicos posam para foto na década de 1950

É sabido que, em 1940, o Governo deu início à construção do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), concluído dois ou três anos depois. E mais. Os policiais deram substancial ajuda na edificação, a fim de se verem libertos das normalistas. Ufa... Em 1942, no comando do major EB Gentil João Barbato, a Banda de Música ocupou então uma ampla sala de “canto”, da qual se divisava Praça da Polícia e a Rua José Paranaguá. Salão de cerca de 90 metros quadrados, suscetível de abancar com relativa comodidade e técnica os músicos nos ensaios e apresentações. O salão dispunha ainda de uma reserva para a guarda de instrumentos e materiais administrativos. Finalmente, um salão para chamar de “seu”.

A despeito de oferecer restritos elementos técnicos e básicos, este espaço atendeu à corporação musical por extenso período. Acola a encontrei ao ingressar na PMAM, em 1966, sob a regência do tenente Ernani Puga (1963-67). O comandante-geral, tenente-coronel EB Paulo Figueiredo, rearranjando as dependências internas, em 1972, repaginou o centenário edifício. À ocasião, a Banda iniciou um périplo sinistro, ao ser transferida para o quartel construído no bairro de Petrópolis, destinado à sede da corporação. (segue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário