CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, novembro 12, 2022

CENTENÁRIO DO RÁDIO NO BRASIL

 Os Correios lançaram em 7 de setembro passado o Bloco comemorativo do Centenário do Rádio no Brasil. A lembrança passou despercebida, talvez pelo rebuliço político que a data ensejou. As rádios de Manaus, para ficar na margem esquerda do rio Negro, não observaram o calendário. Os filatelistas igualmente perderam o bonde, não houve, pois, qualquer repercussão.

Compartilho abaixo parte do Edital 13/2022 que acompanha o lançamento do bloco, ao ser observado pelo filatelista Bargas sobre a presença de Manaus no texto. A primeira estação de FM – em estéreo – do Brasil e da América do Sul foi instalada na rua José Paranaguá, por iniciativa do seu Malheiro, intitulada de Rádio Tropical, hoje Cidade 99,3 situada na rua Gabriel Gonçalves, 150 Aleixo.

 


Centenário do Rádio no Brasil

Em 1922 aconteceu, no Rio de Janeiro, capital federal, as celebrações pelo centenário da Independência do Brasil. Festividades que ocorreram de 7 de setembro daquele ano até 24 de julho de 1923. Para marcar a data, a cidade passou por grandes obras. O Morro do Castelo foi aterrado, criando uma extensa área sobre o que antes era mar. Surgiram dezenas de pavilhões, que enalteciam a indústria brasileira, o comércio, a agricultura, as grandes invenções e as nações amigas ao Brasil. Tudo compunha a grande Exposição do Centenário. Um modelo igual ao das gigantescas exposições mundiais. (...)

Em 1950, a TV chegou ao Brasil e o rádio teve de encontrar novo caminho, uma vez que gradativamente passou a dividir a atenção com o novo meio. Em 1955, Anna Khoury criou a primeira emissora em FM, a Rádio Imprensa. A música ganhou mais espaço, dos calouros de Ary Barroso e Chacrinha, à animação de Big Boy e a “Jovem Guarda”. Fomos da Bossa Nova à "Era Disco".

Em 1962, nasceu a ABERT -Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e o setor de radiodifusão ganhou maior representatividade.

Em 1966 foi inaugurada a Rádio Tropical FM, de Manaus, sendo a primeira rádio do Brasil e da América do Sul a operar em FM estéreo.

Em 1967, foi criado o Ministério das Comunicações. (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário