CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, novembro 04, 2022

PMAM – SERVIÇO DE SAÚDE (1)

Já relatei neste canal alguns fatos relacionados com o estado sanitário da tropa da Polícia Militar do Amazonas. Em novo empenho, rebuscando os arquivados livros de registros, outras informações vão ao público.

 

Antigo quartel da Polícia Militar

Desativada em novembro de 1930, a Polícia Militar do Amazonas esteve mais de 5 anos “fora do ar”, melhor dizendo, impedida de executar seu ofício. Ao retornar, em 20 de abril de 1936, parecia mais criteriosa. Após reagrupar seus integrantes, a corporação foi paulatinamente se recompondo, com novas provisões sendo incorporadas à instituição. Talvez a mais exponencial tenha sido a criação do Serviço de Saúde.

Para melhor compreensão: em 1935, ocorreu relativa mudança no Poder Executivo quando, a 19 de fevereiro, o interventor Álvaro Maia torna-se governador. Mudança apenas de nomenclatura, pois o governante permanece. A 2 de junho, o Poder Legislativo promulga nova Constituição do Estado, onde nada se encontra sobre a Força Estadual, porque esta inexistia. Contudo, um movimento sobre a situação das Forças Auxiliares transcorria no Congresso Nacional, que acabou por aprovar legislação pertinente.

Em decorrência dessa decisão, o Legislativo local sancionou a Lei 55, de 31 de dezembro, que “restabelece a Força Policial do Estado”, concedendo ao governador seis meses para sua reorganização. O art. 1º é categórico: “é criada a Força Policial do Estado do Amazonas”. Recordo que ela fora desativada, não extinta, todavia, como se vê, foi aqui recriada. 

Ramayana de Chevalier

Antes do prazo limite, em 20 de abril de 1936, Maia baixou o decreto 99, para cumprir o dispositivo. Na mesma data, segundo o Ato 1039 escalou os oficiais para seu direcionamento, sob o comando do tenente-coronel PM José Rodrigues Pessoa. E pelo Ato 1040, nomeou “o senhor doutor Ramayana de Chevalier para exercer o posto e o cargo de 1º tenente médico da Força Policial do Estado”. Embora mambembe, estava criado o Serviço de Saúde (SS).

Em tempo anterior à desativação, o atendimento clínico era realizado por médico do Estado, que visitando a caserna consultava aos policiais. Os casos gravosos eram encaminhados aos hospitais da cidade, com mais frequência à Santa Casa de Misericórdia.

Chevalier logo foi promovido ao posto imediato. Este médico nasceu na

residência da família situada no cruzamento das ruas Quintino Bocaiuva com

Dr. Moreira. A família o enviou à Salvador (BA), onde Chevalier frequentou a

Faculdade de Medicina da Bahia, concluída em 1933. O pioneiro no SS legou

uma trajetória pouco edificante: abandonou esta função e mudou-se para o Rio,

ingressando na imprensa. Isso acarretou-lhe a demissão do Serviço de Saúde,

porém, amicíssimo de políticos, o governo amazonense devolveu-lhe, em 1951, ocargo com direito à promoção e ressarcimento pecuniário. E mais: foi reformado coronel, por ato de 22|06|1953.

Portanto, a partir de 1930, é possível relacionar os oficiais integrantes deste serviço. Observei a ordem cronológica e, onde foi possível, a ordem hierárquica. Apontei algumas exceções, como a demissão e o posto na passagem para a reserva. Inclui a naturalidade, o ano de nascimento e a escola de formação.

1936

1º tenente médico

20|04| Walmik Ramayana Paula e Souza de Chevalier - AM   (1909-75)

No contexto da Segunda Guerra, no biênio 1942-43 o aquartelamento da Praça da Polícia ganhou uma enfermaria, que foi construída no andar superior, sobre a edificação postada pela rua José Paranaguá, e ela foi utilizada até a instalação do Hospital da Polícia Militar em 1984.

Nesse período bélico, o SS recebeu o auxílio de médicos do Exército, tão-somente para compor a JMS (Junta Médica de Saúde). Foram alcançados no livro de apresentação de oficiais, existente no Museu Tiradentes, os seguintes:

1) 1º tenente Flavio Silva Martins – do 27 BC – dispensado em 12|05|1944;

2)   2º tenente R/2 Salomão Morais Levy – apresentado em 14|05|1944 e dispensado em 20|07| – residente à rua Dr. Moreira, 190 – fone 1049;

3)   1º tenente Hyssarro Ferreira – apresentado em 01|08|1944 – morador da rua Lauro Cavalcante, 237 – fone 1285;

4)   2º tenente Jesuíno de Souza Lins – a partir de 09|06|1945;

5)   2º tenente R/2 Cristovam Paulo Martins – da 1ª/4º Batalhão de Fronteira – apresentado em 24|10|1945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário