CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, novembro 03, 2022

“CAMPO SANTO”, NÃO MAIS

 Ontem, como de hábito, depois do aconchego na sepultura familiar, circulei pelo São João Batista. Finalidade: encontrar sepulturas dos mais destacados, dos “santos”, dos amigos e parentes. Tem mais, ver as novas edificações. Aqui e ali o celular funciona, no modo máquina fotográfica.

Detalhes de SP no cemitério
São João Batista 

O detalhe mais significativo que me sucedeu foi o mausoléu com as gavetas protegidas por corrente e cadeado, que a foto demonstra. Explicação: os detalhes em metal incrustados na SP (sepultura perpétua) são facilmente removíveis, ou melhor, levados pelos ladrões. Como o delito não pode ser cometido pelos mortos, os suspeitos são os inúmeros trabalhadores presentes no “campo santo”. Sem qualquer controle, o campo perdeu há muito sua santidade.

Corrente e cadeado segurando
os "vivos" no S. Joao Batista

Logo me lembrei do acontecido na SP de minha família, a qual cuido. Os ladrões da casa surrupiaram a lousa que eu havia adquirido. O fato já serviu de postagem neste Blog, Veja link abaixo:

http://catadordepapeis.blogspot.com/2022/08/furto-no-cemiterio.html 

Hoje, lendo o matutino A Crítica, vejo que a ladroagem não acontece apenas no cemitério central. Também no cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, consoante a denúncia explícita deste periódico. “No Dia de Finados, pai e filha descobrem que o túmulo da mãe foi saqueado em cemitério de Manaus. Acompanhada pelo pai, a estudante de enfermagem Juliana Lima encontrou a lápide da mãe totalmente roubada, deixando a sensação de dor e um prejuízo de mais de R$ 800.”

Foto de Clovis Miranda, em
A Crítica, de hoje

Aproveito para me dirigir à SEMULSP (Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos), responsável pelos cemitérios da cidade: não se trata de poucos vigilantes, o roubo é realizado pelos executantes de obras no local. Posto que, sem controle adequado das SP, assim como das construções e reformas no local, que deveriam passar pelo crivo desta secretaria, e com a circulação de veículos sem qualquer registro, tudo pode acontecer. E como acontece!


Nenhum comentário:

Postar um comentário